Internação involuntária de usuários de drogas pode ser a única solução de recuperação de uma vida perdida

#Opinião


Sei que o assunto está um tanto ultrapassado. Mas ainda faz parte da realidade em que estamos inseridos. Particularmente, concordo com a internação involuntária porque se levarmos em consideração a condição física e psicológica do dependente químico, sabemos que dificilmente ele optará por ser internado. Uma vez que a sua capacidade de discernir sobre o que é melhor para si estará no todo ou parcialmente comprometida pelo uso abusivo de tais substâncias tóxicas.

Dessa forma, tira-se das ruas essas pessoas que necessitam de cuidados, evitando a sua morte precoce, ou que estas mesmas tragam mais e mais indivíduos para o vício da droga. Ainda que voltem para as ruas (o que não acontece em todos os casos).


Sei também que a compulsoriedade do tratamento, pode estar ferindo ou interferindo em outros direitos que os são assegurados. Mas até que ponto essa intervenção é desnecessária? Quando que ela passa a ser inevitável?

Colocadas na balança essas questões, os danos que os viciados em drogas (não falo de uso deliberado ou recreativo) causam para si e para outros... Não é melhor ferir certos direitos agora que serão retomados após a recuperação a virar as costas para isso ? É válido negligenciar vidas para não ter de lidar ou se incomodar com possíveis implicações que uma internação compulsória pode causar?

Não fico em cima do muro em relação a isso. Mas deixo a critério de cada um refletir acerca.

Posiciono-me favoravelmente para a internação compulsória. E você?


Schelidan Vargas
Schelidan Vargas
Formada em Direito e escritora nas horas vagas. Gosta de escrever sobre assuntos da atualidade, artigos de opinião e dá seus palpites no universo da moda.
É redatora de diversos blogs na web, além de escrever artigos para o portal Ouni.
_______________________________________________

O Ouni apoia conteúdos editoriais independentes. Divulgue sua matéria gratuitamente, enviando um e-mail com o conteúdo para [email protected] ou acesse nosso Fale Conosco.
 
Aviso importante: Este artigo de opinião é de titularidade de Schelidan Vargas, cedido ao portal Ouni, sendo que a manifestação e/ou relatos e informações desta reportagem são de plena responsabilidade de seus idealizadores, podendo não refletir a opinião da equipe editorial Ouni sobre o fato e/ou suas consistências."
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.