Chávez vai para Cuba dar continuidade ao tratamento de combate ao câncer

(Internacional - Agência Brasil)


Brasília – Pela primeira vez depois da reeleição no mês passado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou a Cuba para dar continuidade ao tratamento de combate ao câncer. Segundo ele, em Havana fará sessões de fisioterapia e um tratamento que consiste em oxigenação hiperbárica. 

No começo do ano, Chávez submeteu-se a uma cirurgia para a retirada de tumor reincidente na região pélvica, de cerca de dois centímetros. Após a cirurgia, ele disse que estava recuperado, mas diminuiu o ritmo de trabalho e as aparições públicas. 

Chávez disse que "segue consolidando o processo de fortalecimento da saúde". "Eu vou [para Cuba] para garantir o bom atendimento da minha saúde e cumpro zelosamente o plano de tratamento coordenado pela equipe médica que me trata", acrescentou.

No ano passado, o presidente venezuelano passou por quatro etapas de quimioterapia em Havana e Caracas. Apesar dos períodos de tratamento e de repouso, ele anunciou a candidatura à Presidência da Venezuela. Chávez enfrentou o adversário Henrique Caprilles, vencendo-o por uma diferença de cerca de 10% dos votos. 

Ao longo do ano, Chávez reduziu a quantidade de cerimônias e viagens ao exterior. Ele demonstrou seguir as orientações médicas de forma disciplinada. No entanto, recusou a sugestão de afastamento do poder, mesmo que provisório. 


Reportagem: Renata Giraldi*
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN
Edição: Graça Adjuto
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.