CMN amplia prazo para estados contratarem empréstimos para obras públicas

(Economia - Agência Brasil)


Brasília – Quatro estados do Norte e do Nordeste ganharam mais cinco meses para contratarem empréstimos do Proinvest, linha especial de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que financia obras públicas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou até 30 de junho o prazo para Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte e Sergipe pegarem recursos da linha de crédito.

Originalmente, o prazo de contratação acabaria hoje (31). De acordo com o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, a prorrogação ocorreu porque os quatro estados apresentaram os projetos perto do fim do prazo, sem darem tempo para os bancos que operam os recursos do BNDES analisarem os empreendimentos. 

Criado em setembro do ano passado para estimular a economia em meio à crise financeira, o Proinvest ofereceu R$ 20 bilhões em empréstimos com recursos do BNDES para os estados e o Distrito Federal fazerem investimentos. Desse total, R$ 908 milhões ainda não foram contratados. Esse montante se refere aos quatro estados. 

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.