Câmara faz sessão solene em homenagem ao trabalhador

(Política - Agência Brasil)


Brasília - Parlamentares de diversos partidos prestaram hoje (30) homenagens aos trabalhadores brasileiros, durante sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia do Trabalho. Os deputados destacaram as conquistas alcançadas pelos trabalhadores nos últimos anos e reconheceram que muita coisa ainda precisa ser feita em prol do trabalhador brasileiro. 

Os parlamentares enfatizaram o papel importante desempenhado pelo trabalhador no desenvolvimento do Brasil. Lembraram algumas das ações do Parlamento como a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que equipara os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores e a aprovação do piso salarial para o magistério. 

Muitos dos deputados falaram da necessidade de o Congresso aprovar o fim do chamado fator previdenciário, uma espécie de redutor das aposentadorias. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que o 1º de maio deve ser para reflexão sobre a necessidade de cada trabalhador, da luta pela redução da jornada de trabalho e de melhores condições de trabalho. Para o peemedebista Edinho Bez (SC), os desafios ainda persistem. "Hoje, festejamos conquistas, mas há muito que fazer", disse. 

Representando o PV, a deputada Rosana Ferreira (PR) declarou que as conquistas dos trabalhadores nos últimos anos se deve à aprovação de medidas pelo Congresso Nacional "independentemente das siglas partidárias". 

Os petistas destacaram as conquistas alcançadas pelos trabalhadores brasileiros nos dez anos do governo do PT. Ressaltaram a aprovação de políticas de valorização do salário mínimo e a geração de milhões de empregos com carteira assinada. 

"Ao longo dos últimos anos os trabalhadores construíram uma alternativa ao projeto neoliberal . A partir daí houve avanços significativos como a valorização do salário mínimo, mas é preciso avançar e conquistar, entre outros pontos, a redução da jornada de trabalho", disse o deputado Policarpo (PT-DF). 

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.