INSS monta posto de atendimento na Central do Brasil para tirar dúvidas do segurado

(Nacional - Agência Brasil)


Rio de Janeiro – Um posto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), montado em frente à Estação Dom Pedro II, da Central do Brasil, um dos locais mais movimentados da capital fluminense, funciona até amanhã (30) para tirar dúvidas dos segurados. Uma equipe com 15 servidores do órgão trabalha das 9h às 15h. 

Hoje (29) foram feitos 530 atendimentos, a maioria para esclarecer dúvidas sobre aposentadoria e cálculo do tempo de contribuição. Também foi grande a presença de trabalhadores domésticos. Eles que queriam saber, principalmente, se a contribuição previdenciária dos patrões estava em dia. 

A diarista Maria Helena dos Santos, de 62 anos de idade, gostou da medida. Segundo ela, um posto do INSS montado na Central do Brasil é um beneficio, porque evita ter que esperar horas na fila da agência da Previdência Social para esclarecer uma simples dúvida. "Eu trabalho como diarista, então, minhas patroas pediram para eu calcular o tempo de serviço e ver se já posso me aposentar", disse. 

O gerente executivo da agência centro do INSS no Rio, Flávio Souza, explicou os serviços que o posto presta ao segurado. "Nós atendemos todos os tipos de serviços, exceto, os de requerimento e os de agendamento nos postos de atendimento do INSS. O atendimento é feito para os casos de aposentadoria, auxílio doença e contribuintes individuais. Além disso, estamos resolvendo os problemas relacionados a débitos em atraso do carnê do contribuinte. Aquilo que não dá para resolver, aqui é encaminhado e resolvido na agência do INSS". 

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.