Rio quer vacinar 2,7 milhões de pessoas contra a gripe

(Saúde - Agência Brasil)


Rio de Janeiro – Cerca de 2,7 milhões de pessoas, 80% das que integram os grupos considerados prioritários, deverão ser imunizadas durante a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no estado do Rio, segundo informações do governo fluminense. A campanha que começa hoje (15) e vai até o dia 26 de abril, tendo o dia 20 como o de mobilização nacional, envolve os 1.500 postos de saúde nos 92 municípios fluminenses.

Na campanha de 2012 o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,7% de cobertura, ultrapassando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Porém, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.

A campanha deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde no dia 26 de março, tem como nome "Quem se lembra da vacina se protege da gripe". Os grupos considerados prioritários são os que envolvem pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, população carcerária, profissionais de saúde e doentes crônicos.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Alexandre Chieppe, destacou a inclusão de mulheres que acabaram de ter filho na prioridade de vacinação, pois, segundo ele, "protege também os recém-nascido, ainda em fase de amamentação, que ainda não pode ser vacinado.

Para Chieppe, a gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. "Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz", disse.

O Ministério da Saúde manteve a mesma meta do ano passado de vacinar, em todo o país, 80% do público alvo, o equivalente a uma população de 39,2 milhões de pessoas. Foram enviadas para os municípios brasileiros 43 milhões de doses da vacina. Além de vacinar contra a gripe, a campanha deste ano também estará imunizando a população contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: influenza A (H1N1) - gripe suína -, influenza A (H3N2) e a influenza B.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.