Governo organiza seminário para discutir agricultura irrigada

(Agricultura - Agência Brasil)


Brasília – O Ministério da Integração Nacional promove, nos dias 6 e 7 de junho, o 2º Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável. O encontro, que ocorrerá em Belo Horizonte (MG), visa a discutir os desafios do setor na produção de alimentos com sustentabilidade. São esperados representantes de instituições públicas, privadas, além de produtores rurais e especialistas do setor agrícola.

O evento conta com painéis e debates sobre a agricultura irrigada e o meio ambiente; a contribuição da agricultura irrigada para a agropecuária brasileira; a importância da agricultura irrigada no desenvolvimento local, regional e nacional; e o panorama e os desafios da agricultura irrigada brasileira.

Também estarão em debate a Política Nacional de Irrigação, sancionada este ano pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e os lançamentos do Plano Diretor Nacional de Irrigação e do Conselho Nacional de Irrigação. Os temas são estratégicos para a formulação de políticas públicas setoriais de agricultura irrigada, aliando aumento da produção de alimentos e sustentabilidade ambiental, com o uso responsável da água.

Para o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair, o seminário ganha ainda mais peso com a promulgação da nova Política Nacional de Irrigação. "Essa política precisa ser tratada em espaço público, por meio de debates claros e objetivos, para que o setor enfrente com maturidade os desafios da agricultura irrigada no país", destacou, por meio de nota.

Paralelamente ao seminário, haverá uma exposição de serviços e produtos ligados à agricultura irrigada, contando com a participação de entidades governamentais, não governamentais e privadas. As inscrições começam na próxima semana.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.