Anvisa dá posse a novos membros da diretoria colegiada

(Nacional - Agência Brasil)


Brasília – O advogado Renato Porto e o economista Ivo Bucaresky tomaram posse hoje (14) como membros da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porto e Bucaresky foram nomeados na última semana de julho pela presidenta Dilma Rousseff e terão mandato de três anos.

Renato Porto, servidor da agência desde 2005, já ocupou os cargos de assessor jurídico da Gerência-Geral de Medicamentos e assessor da Diretoria Colegiada. Ele disse que "transparência e participação" serão as palavras de ordem em sua atuação na diretoria. 

Ivo Bucaresky ocupava a posição de secretário executivo da Câmara Interministerial de Regulação Econômica do Mercado de Medicamentos desde 2011 até ser nomeado para a diretoria colegiada. Para ele, a nova missão será um "desafio", já que a Anvisa é um órgão de excelência, respeitado dentro e fora do país. 

Também hoje, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, instalou a Comissão Científica da agência, com a missão de prestar assessoria na avaliação e regulação de novas tecnologias de interesse da saúde. O grupo é composto por sete membros, escolhidos por notório saber técnico-científico em suas áreas de atuação e prestará "serviço público relevante" sem remuneração. 

A Anvisa, que atua na regulação de produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira, é conduzidas por uma diretoria colegiada com cinco integrantes, que têm mandato de três anos. O diretor-presidente da agência é escolhido entre os três diretores por decreto presidencial. Os dirigentes da Anvisa são sabatinados pelo Senado Federal antes da nomeação e têm estabilidade durante o período do mandato.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.