CMN mantém taxa de financiamentos ao setor produtivo no menor nível da história

Economia







CMN mantém taxa de financiamentos ao setor produtivo no menor nível da história

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-30/cmn-mantem-taxa-de-financiamentos-ao-setor-produtivo-no-menor-nivel-da-historia

Sep 30th 2013, 17:12



Wellton Máximo



Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pelo quarto trimestre consecutivo, a taxa de juros de longo prazo (TJLP) foi mantida em 5% ao ano, o menor nível da história. O índice, usado nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi definido hoje (30) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte. O conselho é composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Originalmente, a reunião estava marcada para a última quinta-feira (26), mas foi adiada para hoje (30).

Desde junho de 2009, a TJLP estava em 6% ao ano. A taxa foi reduzida para 5,5% em junho do ano passado e diminuiu novamente para 5% em dezembro, como medida de estímulo à economia. "O cenário externo, dado a última operação, não teve grandes alterações. Estamos no caminho de retomada do crescimento, então o entendimento foi que não haveria motivos para alterar a TJLP, nem para cima nem para baixo", explicou o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Esteves Colnago.

Criada em 1994, a taxa é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo.





Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.