Presidente da Comissão Europeia felicita Putin por atuação da Rússia para solução do conflito sírio

(Agência Lusa)

Paris - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, comemorou hoje (15) a atuação do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na busca por uma solução para a crise na Síria. “A Síria foi sempre uma grande aliada da Rússia, desde os tempos da União Soviética. Nestas circunstâncias, a Rússia tem uma influência enorme. Quero felicitar Putin por ter recorrido a esta influência para encontrar uma solução, o que anteriormente não era o caso”, disse. Barroso lembrou que “a Europa sempre defendeu uma via política para o conflito”.

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a acordo nesse sábado (14) sobre um plano de eliminação das armas químicas sírias estipulando o prazo de uma semana para Damasco apresentar a lista de armas. Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, John Baird, declarou, durante uma visita à Argélia, que o uso de armas químicas no conflito sírio é um “crime contra a humanidade”. “Uma solução política é a única maneira de haver paz na Síria e pôr fim ao sofrimento dos sírios”, disse John Baird.

Inspetores da ONU devem ser enviados à Síria até novembro, para eliminar as armas químicas do país até meados de 2014. De acordo com as Nações Unidas, o conflito na Síria fez mais de 100 mil mortos desde 2011 e quase 2 milhões de refugiados que têm migrado, principalmente, para a Jordânia, a Turquia e o Líbano.

Amanhã (16), o presidente francês, François Hollande, vai se reunir, em Paris, com o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, e os chefes da diplomacia norte-americana e britânica, John Kerry e William Hague, para discutir a questão da Síria. De acordo com um comunicado divulgado pelo governo francês, o encontro, ocorrerá no palácio presidencial do Eliseu.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.