Anfavea quer fortalecer leasing para aquecer vendas de veículos no país

Economia







Anfavea quer fortalecer leasing para aquecer vendas de veículos no país

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-04/anfavea-quer-fortalecer-leasing-para-aquecer-vendas-de-veiculos-no-pais

Oct 4th 2013, 15:25



Fernanda Cruz



Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A queda de 5,9% na venda de veículos novos no país, registrada em setembro, na comparação com agosto, é reflexo da seletividade na concessão de financiamentos pelos bancos, explicou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Júnior, ao comentar números do setor divulgados hoje (4) pela entidade.

O presidente da Anfavea informou que está negociando com o governo, como forma de melhorar o desempenho das vendas, a reestruturação da operação bancária chamada leasing, em que há opção de compra ao final do aluguel de um veículo, para dar mais segurança jurídica para a modalidade. "Eu tenho convicção de que, ainda no mês de outubro, nós poderemos contar com esse instrumento no mercado brasileiro", disse ele.

Em 2008, disse Moan, o leasing respondeu por 38% do volume de financiamento de veículos. Hoje, esse percentual caiu para menos de 2%. De acordo com ele, o grande fator de desestímulo para a utilização dessa operação foi a tentativa de transferência de encargos, como multas de trânsito, para a empresa financeira.

"Isso vinha ocorrendo com um volume crescente e acabou desestimulando o mercado. O que nós estamos tentando buscar é que não haja essa possibilidade de transferência, a nosso ver, incorreta, e que acabou travando todo o mercado", declarou.

Moan destacou que a projeção de crescimento nas vendas para o final do ano está mantida entre 1% e 2%, mesmo que o retorno do leasing não ocorra. Ele apontou como um dos fatores de estímulo para que o sistema financeiro continue aprovando empréstimos, a queda na inadimplência. Segundo o dirigente, a manutenção do volume de financiamentos ajudará o setor automobilístico a alcançar a sua meta.

"Quando eu falo que o sistema financeiro ficou mais seletivo, isso não significa que ele tirou o pé, mas deixou de crescer. Ele está mantendo o volume de financiamento estável de um mês para o outro, sem grandes saltos", declarou.

Segundo o relatório divulgado hoje pela entidade, foram vendidos 309,8 mil carros em setembro, ante 329,1 mil no mês anterior. "Eu tinha expectativa de um volume um pouco superior", disse Moan. Quanto à produção, em setembro, foram fabricadas 332 mil unidades. Em relação ao mesmo mês de 2012, houve aumento de 15,2%. Nos nove primeiros meses deste ano, o país produziu 13,9% mais unidades do que no mesmo período de 2012.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.