Emprego na construção civil cresce em setembro, mas setor ainda enfrenta retração no ano

Economia







Emprego na construção civil cresce em setembro, mas setor ainda enfrenta retração no ano

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-31/emprego-na-construcao-civil-cresce-em-setembro-mas-setor-ainda-enfrenta-retracao-no-ano

Oct 31st 2013, 16:14



Elaine Patricia Cruz



Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em setembro, o emprego na construção civil cresceu 1,03% em todo o país, na comparação com o mês anterior, com a abertura de mais de 36 mil vagas. O desempenho é 2,6 vezes superior ao que foi apresentado em setembro de 2012, quando o setor registrou 13,7 mil contratações. Entre janeiro e setembro deste ano, no entanto, 174,1 mil trabalhadores foram contratados em todo o país, ante 247,9 mil no mesmo período do ano passado, o que representa uma retração de 29,78%.

"Isso mostra que o setor está desacelerando. Ainda é cedo para falar, mas com os números de setembro, pode ser que esteja ocorrendo a evolução desse ciclo, e um novo ciclo de aceleração esteja se reiniciando", disse Ana Castelo, coordenadora de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), à Agência Brasil. O levantamento, feito em parceria com a FGV, foi divulgado hoje (31) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Segundo Ana Castelo, o aumento considerável em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, deve-se principalmente ao fato de que a base de comparação foi muito baixa. "O setor de construção cresceu muito, em um ritmo muito forte, até 2011, com auge em 2010. Em 2012, o ritmo de crescimento do setor começou a desacelerar porque as obras orçadas e vendidas até 2010 começaram a ser entregues. Em 2012, principalmente no segundo semestre, o ritmo de contratação das empresas se reduziu bastante. Então, estamos comparando com uma base mais baixa", explicou.

Ao final de setembro, o setor empregava 3,547 milhões de trabalhadores com carteira assinada em todo o país. O número supera o recorde anterior, de setembro de 2012, com 3,525 milhões trabalhadores com carteira assinada. Em São Paulo, os trabalhadores do setor de construção com carteira assinada somavam 908,4 mil empregados em setembro, com a criação de 5.765 vagas.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.