Escolha de Graça Foster como executiva mais poderosa do mundo fortalece Petrobras, dizem economistas

Economia







Escolha de Graça Foster como executiva mais poderosa do mundo fortalece Petrobras, dizem economistas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-11/escolha-de-graca-foster-como-executiva-mais-poderosa-do-mundo-fortalece-petrobras-dizem-economistas

Oct 11th 2013, 16:47



Alana Gandra



Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para a economista Maria Beatriz David, professora do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a escolha da presidenta da Petrobras, Graça Foster, pela revista norte-americana Fortune como a executiva mais poderosa do mundo, poderá fortalecer a situação da estatal com os mercados financeiros, "porque hoje a situação é complicada. Ela [a Petrobras] está muito endividada e para tomar recursos novos, isso dificulta".

Segundo a economista, ao eleger Graça Foster como a mulher de negócios mais poderosa em termos globais, a revista Fortune reconhece que ela é uma administradora eficiente. "Então, para os investidores, é um sinal positivo".

Maria Beatriz atribuiu parte da escolha de Graça Foster ao tamanho da Petrobras, que é uma das empresas de petróleo mais importantes do mundo, "mesmo que a estatal esteja com problemas, com falta de recursos para investimentos novos".

A economista destacou que o novo marco regulatório do pré-sal penaliza a Petrobras, na medida em que obriga a estatal a participar de todos os empreendimentos. "Isso requer uma massa de recursos que não foi pensada". Isso era fácil antes, disse, quando a Petrobras era totalmente controlada pelo governo, porque o Tesouro Nacional, quando tinha recursos suficientes, repassava para a empresa. "Agora ela é uma empresa na qual o Estado tem participação no capital. Para as contas públicas e para a justificativa disso tudo, é complicado".

O professor do Centro de Economia e Petróleo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), Maurício Canedo, disse à Agência Brasil que o fato de Graça ter sido eleita confirma que a Petrobras é uma empresa importante no cenário global.

Canedo salientou que o efeito maior da escolha da presidenta da Petrobras é em relação à igualdade entre os gêneros. "Infelizmente, ela ainda é exceção. Embora existam mais mulheres do que homens e que a escolaridade das mulheres seja maior que a média dos homens, é bem raro você ter uma mulher em uma posição de destaque como essa, no Brasil e no mundo. E, no Brasil, em particular". Para o economista, a eleição de Graça Foster é, "de alguma forma, um alento".

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92

Nenhum comentário