Mantega considera desnecessário mandato com prazo determinado para dirigentes do BC

Economia







Mantega considera desnecessário mandato com prazo determinado para dirigentes do BC

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-22/mantega-considera-desnecessario-mandato-com-prazo-determinado-para-dirigentes-do-bc

Oct 22nd 2013, 15:29



Kelly Oliveira



Repórter da Agência Brasil



Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (22) que não vê necessidade de criar mandatos com prazo determinado para o presidente e os diretores do Banco Central (BC). Essa é uma das recomendações de um relatório sobre a economia brasileira apresentado ao ministro pelo secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría. Ainda hoje, a organização apresentará à imprensa mais detalhes sobre o relatório.

Sobre o aumento da taxa básica de juros da economia (Selic), Mantega ressaltou que "a modelagem no banco é na justa medida". Para a OCDE, entretanto, é preciso manter o aperto monetário.

O ministro da Fazenda também comentou que o Banco Central está atuando cada vez menos no mercado de câmbio. Segundo ele, o mercado está caminhando para o equilíbrio cambial.

Mantega acrescentou que a injeção de dólares no país, com a 1ª Rodada de Licitação do Pré-Sal, "não será tão grande". "Será algo em torno de US$ 4 bilhões". Ele explicou que, por isso, não deve gerar problemas no fluxo cambial. "No fluxo que temos, não é muito expressivo. E será feito via mercado. As empresas comprarão reais e farão a transferência para o governo."

Ontem (21), um consórcio formado por cinco empresas – a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, as chinesas CNPC e Cnooc e a Petrobras – foi o vencedor da 1ª Rodada de Licitação do Pré-Sal e terá o direito de explorar e produzir o petróleo da área de Libra, na Bacia de Santos.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.