Mediador da ONU para a Síria inicia amanhã visita a países do Oriente Médio

Internacional







Mediador da ONU para a Síria inicia amanhã visita a países do Oriente Médio

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-18/mediador-da-onu-para-siria-inicia-amanha-visita-paises-do-oriente-medio

Oct 18th 2013, 15:10



Da Agência Brasil *



Genebra – O mediador internacional Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, começa amanhã (19), no Egito, visita a uma dezena de países do Oriente Médio, como parte dos esforços para concretização da Conferência de Paz Genebra 2, prevista para novembro.

Segundo o porta-voz de Brahimi, Khawla Mattar, é provável que o roteiro inclua visitas ao Irã e à Síria, apesar de informar que a questão "ainda está sendo discutida e organizada". A viagem do mediador deverá prolongar-se até o fim deste mês.

Em referência à Conferência Genebra 2, Mattar recusou-se a confirmar as datas de 23 e 24 de novembro, anunciadas pela Síria, e disse que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, será o responsável pela convocação e pelo envio dos convites.

A Conferência de Paz sobre a Síria Genebra 2 é uma iniciativa da Rússia, dos Estados Unidos e das Nações Unidas em busca de uma solução política para a guerra civil, por meio de negociações diretas entre o governo de Bashar Al Assad e a oposição, que deverá ser representada pelo Exército Livre Sírio.

Sobre a participação da oposição, Khawla Mattar lembrou que os líderes se reunirão na próxima quinta-feira (23), em Istambul, na Turquia, quando espera-se que seja anunciada alguma decisão.

* Com informações da Agência Lusa



Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.