Poluição do ar na Europa continua muito elevada

Internacional







Poluição do ar na Europa continua muito elevada

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/poluicao-do-ar-na-europa-continua-muito-elevada

Oct 15th 2013, 10:36



Da Agência Lusa

Lisboa – Cerca de 90 por cento dos habitantes das cidades europeias estão expostos a elevadas concentrações de poluentes prejudiciais à saúde, segundo a mais recente avaliação da qualidade do ar publicada pela Agência Europeia de Ambiente (EEA).

O relatório Qualidade do Ar na Europa – 2013 mostra que, apesar da redução das emissões e da concentração de alguns poluentes, o problema está longe de ser resolvido.

"Dois poluentes específicos, as partículas inaláveis e o ozono ao nível do solo, continuam a ser uma fonte de problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e redução do tempo de vida", diz o relatório, que cita novas descobertas científicas segundo as quais os efeitos negativos sobre a saúde verificam-se com concentrações menores do que se estimava anteriormente.

Segundo Hans Bruyninckx, diretor executivo da EEA, "a Europa tem de ser ambiciosa e ir além da atual legislação" para ter a perspectiva de uma via sustentável.

"Os estudos mostram que a maioria dos cidadãos compreende bem o impacto da qualidade do ar e pede às autoridades que tomem medidas em nível europeu, nacional e local, mesmo em tempos de austeridade e de dificuldades", disse o comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik, na apresentação do relatório.

Além dos problemas para a saúde humana, os autores do estudo destacam que a poluição prejudica os ecossistemas europeus, ameaçando a biodiversidade, sobretudo devido aos poluentes que contêm nitrogênio.







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.