Síria: inspetores encarregados de destruir arsenal químico iniciam cuidados de segurança

Internacional







Síria: inspetores encarregados de destruir arsenal químico iniciam cuidados de segurança

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-03/siria-inspetores-encarregados-de-destruir-arsenal-quimico-iniciam-cuidados-de-seguranca

Oct 3rd 2013, 18:12







Da Agência Lusa











Damasco – Os inspetores encarregados da destruição do arsenal químico da Síria começaram hoje (3) a garantir a segurança das instalações onde vão trabalhar, em colaboração com as autoridades sírias.

"Foi iniciado o trabalho conjunto com as autoridades sírias para garantir a segurança nos locais onde a equipe vai atuar, principalmente nas zonas periféricas", diz comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Interdição de Armas Químicas (Oiaq), que detalhou as atividades da equipe ontem (2). A equipe está também avaliando os riscos para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Os 19 especialistas em armamentos têm como missão destruir mais de mil toneladas de armas químicas, entre as quais 300 toneladas de gás mostarda e de gás sarin, espalhadas em 45 instalações.

Segundo o comunicado, as conversações sobre a dimensão das reservas de armas químicas da Síria prosseguem, assim como o planejamento a longo prazo para cumprir os prazos definidos.

Os inspetores vão aplicar a Resolução 2.118 do Conselho de Segurança da ONU, que determina a destruição do arsenal químico sírio até meados de 2014. A resolução, a primeira desde o início do conflito, há dois anos e meio, foi aprovada após um ataque com armas químicas, no dia 21 de agosto, nos arredores da capital, Damasco, que resultou em centenas de mortos.









You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.