"Mandela foi um gigante da história", diz Obama

Internacional







"Mandela foi um gigante da história", diz Obama

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-10/mandela-foi-um-gigante-da-historia-diz-obama

Dec 10th 2013, 10:34



Carolina Sarres



Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após discursar hoje (10) cerca de vinte minutos em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi aplaudido no Estádio Soccer City, em Joanesburgo. Obama citou frases de Mandela em diversos momentos do tributo e disse que o ex-presidente da África do Sul foi "um gigante da história."

Obama agradeceu o povo da África do Sul por compartilhar Mandela com o mundo. "A luta dele, foi sua luta. O triunfo dele, foi seu triunfo. Sua dignidade e sua esperança encontraram expressão na vida dele e na luta pela democracia", disse aos participantes.

De acordo com o presidente dos EUA, Nelson Mandela foi o último libertador do século 20. Ele comparou o sul-africano ao líder indiano Mahatma Ghandi e ao ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln – que, segundo ele, mantiveram os respectivos países unidos em um contexto de separação. "Ele compartilhou conosco suas falhas. Disse que não era um 'santo, mas um pecador que continuava tentando'", discursou Obama, citando as palavras de Mandela.

O chefe de Governo dos Estados Unidos mencionou ainda o valor que Nelson Mandela deu à razão, à argumentação e às ações. "Ele entendeu que ideias não podiam ser extintas pelas paredes de uma prisão ou por balas de um atirador. Ele se condicionou, treinou para ser um defensor, afiou seus argumentos e disseminou seu ímpeto por conhecimento. Ele demonstrou que ideais sem ação não são suficientes", disse.

Para ele o trabalho de Nelson Mandela, não chegou ao fim. O presidente pediu aos jovens que ajam em nome da paz. "Nós podemos fazer da vida dele, a nossa. Há 30 anos, Mandela me inspirou. Ele me fez querer ser um homem melhor."

Barack Obama, assim como a presidenta Dilma Rousseff, foi um dos líderes escolhidos para prestar homenagens a Mandela na cerimônia que deve reunir mais de 90 chefes de Estado.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.