Jovem peruano escapa de cativeiro após 17 anos sob poder do Sendero Luminoso

Internacional







Jovem peruano escapa de cativeiro após 17 anos sob poder do Sendero Luminoso

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-09/jovem-peruano-escapa-de-cativeiro-apos-17-anos-sob-poder-do-sendero-luminoso

Jan 9th 2014, 13:30



Da Agência Brasil*

Brasília – Depois de 17 anos em cativeiro, um jovem escapou do acampamento onde estava em poder da organização criminosa peruana Sendero Luminoso. Roger Guevara Vargas foi levado até a organização por uma tia quando tinha 6 meses de idade.

De acordo com ele, a fuga ocorreu há algumas semanas, durante a troca de guarda no acampamento em que estava, no vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro, no Centro-Sul do país. Segundo informações da imprensa oficial do Peru, que citou fontes do Exército peruano, o jovem foi resgatado por membros da inteligência militar no distrito de Kimbiri, próximo a Cuzco.

Guevara Vargas, que disse estar cansado de suportar os abusos e as injustiças dos chefes do grupo armado, foi transportado por militares até Huancayo, também no Centro-Sul, onde encontrou sua mãe, María Vargas Figueroa, que tinha 15 anos quando o filho foi sequestrado.

"Durante todos esses anos, a camarada Vilma, esposa do camarada José e irmã da minha mãe, me socorreu e me deu assistência", informou o jovem. Roger Guevara Vargas foi levado à mãe pelo general do Exército Marino Ambia Vivanco, acompanhado por autoridades judiciais e pela polícia.

O Sendero Luminoso é uma organização de esquerda criada na década de 1960 por professores e universitários peruanos e é considerado um grupo terrorista por diversos países. A organização tem origem no Partido Comunista do Peru, do qual se dissociou. Os ideais do Sendero Luminoso são baseados no maoísmo, do chinês Mao Tsé Tung, de fundamento revolucionário, camponês e com técnicas de guerrilha. Estima-se que as atividades do grupo tenham deixado cerca de 31 mil pessoas mortas desde a sua criação.

Em agosto deste ano, as Forças Armadas do Peru mataram os dois principais líderes do Sendero Luminoso. O anúncio das mortes foi feito em cadeia nacional de televisão pelo presidente Ollanta Humala.

*Com informações da Telam // Edição: Denise Griesinger







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.