10 qualidades essenciais para você se tornar um verdadeiro líder

Lucas Atanazio Vetorasso, Presidente do Grupo ATNZO, discorre sobre o tema.


Todo empreendedor deve ter em mente que, para chegar ao sucesso, deve se cercar de pessoas que tem objetivos parecidos e isso não é nada fácil. Realizar gestão de pessoas com primor está entre as maiores dificuldades de qualquer negócio, afinal empresas são feitas por pessoas diferentes, assim como suas realidades, idades, culturas e valores.

Melhorar a equipe ou criar uma do zero é um passo importante para que o caminho traçado saia do papel. A manutenção disso é o que separa sonhadores de bons líderes. Aqui estão algumas -- de muitas outras - qualidades imprescindíveis para que o gestor, gerente, chefe ou empresário aprimore e se torne um líder de verdade.


Comportamento Ético

Seja qual for o plano ético para o qual você se responsabilizou, quando você é responsável por uma equipe, é importante elevar os padrões o máximo que puder. Seu negócio e seus colaboradores serão reflexos do seu comportamento e se você fizer com que honestidade e ética sejam valores presentes em seu dia a dia, sua equipe irá seguir o exemplo. Entenda, ninguém vem com um selo do Inmetro ou “ficha técnica de ingredientes” dissertando sobre o caráter e os valores das pessoas, aliás, seria bem mais fácil. Mas, não é tão simples assim.

Por este motivo, promover um ambiente interno saudável e incentivar sua equipe a cumprir valores éticos, enfatizando-os e exibindo-os, fará com que, inclusive, você consiga separar o joio do trigo. Ou seja, quando os valores corretos e éticos da empresa ficam claros, quem não condiz com tais valores logo se despedirá. Esta limpeza é saudável e, digo mais, é essencial.


Boa Distribuição de Funções

Aperfeiçoar sua visão é essencial para que o crescimento de seu negócio aconteça de forma organizada e eficiente. Quando o líder não aprende a confiar na visão de sua equipe, dificilmente avançará seu negócio para o próximo estágio. É importante lembrar que confiar em sua própria equipe é um sinal de força e não de fraqueza, já que delegar tarefas aos departamentos apropriados comprova a boa contratação de funcionários competentes, se tornando uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver à medida que sua empresa cresce.

A chave para a boa distribuição de funções é identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe, explorá-los individualmente e capacitá-los ainda mais. Muitas vezes, nós demoramos para entender que colocamos o Pelé para jogar como zagueiro. O líder tem que se atentar às qualidades em destaque de cada colaborador. Fique atento aos que tomam as situações pra si, focam e entregam as soluções e não os problemas. Esses devem ser mantidos perto.


Comunicação

Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve. Saber o que você deseja realizar pode parecer claro na sua cabeça, mas quando a equipe não compreende as metas da empresa, você terá um problema. Aprimore suas habilidades de comunicação para que você consiga descrever de forma clara e sucinta para onde vão. Relacionar sua visão com a equipe traz os membros para o mesmo objetivo.

Treinar novos membros ou criar um ambiente de trabalho produtivo depende de linhas saudáveis ​​de comunicação. As formas de aperfeiçoar sua comunicação podem ser variadas como reuniões diárias ou semanais com sua equipe. É vital que você se torne disponível para discutir questões internas, desta maneira, sua equipe aprenderá a confiar em seu líder, andando com mais força para o mesmo objetivo.


Confiança
 
Em qualquer negócio, pequeno ou grande, podem haver situações preocupantes, quando as coisas não estão indo de acordo com o plano. O mais importante é não entrar em pânico. Parte do seu trabalho como líder é apagar os incêndios e manter a moral da equipe. Mantenha seu nível de confiança e assegure a todos que os recuos são naturais e o importante é se concentrar no objetivo maior. Como líder, mantendo-se calmo e confiante, você ajudará a manter a equipe sentindo o mesmo. Lembre-se: sua equipe tomará sugestões de você, então, se você exalar um nível de controle de dano calmo, sua equipe irá pegar esse sentimento. O principal objetivo é manter todos trabalhando e avançando.


Comprometimento
 
Se você espera que seu time trabalhe duro, precisará liderar pelo exemplo. Não haverá maior motivação do que vê-lo(a) nas trincheiras trabalhando ao lado de todos, mostrando que o trabalho está sendo feito em todos os níveis. Ao comprovar o seu compromisso e papel com a empresa, você não só ganhará o respeito de sua equipe, mas também irá incutir a mesma energia de empenho entre seus funcionários. É importante mostrar seu compromisso não apenas ao trabalho, mas também às suas promessas. Se você se comprometeu em prazos, entregas, treinamentos e feedbacks, mantenha sua palavra. Para criar uma reputação de comprometimento, não basta apenas trabalhar duro, mas é importante que seja um líder justo. Uma vez que você ganhou o respeito de sua equipe, eles são mais propensos a entregar a quantidade máxima de trabalho de qualidade possível.


Atitude positiva

É importante manter sua equipe motivada para o sucesso contínuo da empresa e manter os níveis de energia elevados. Energia, energia, energia. A história da atitude positiva não é papo de guru que mora no mato. Você já deve ter convivido com pessoas que não tem vontade de fazer nada, que estão ali matando tempo, que não vestem a camisa nem da própria vida porque nem com isso se preocupam. Essas pessoas chegam e a energia vai embora. Já percebeu? Pois é. Aprenda, você pode vender algodão ou softwares complexos. Sem clareza, fluxo e, principalmente, tesão, você não terá um negócio de sucesso.


Criatividade

Algumas decisões nem sempre serão tão claras. Existem situações em que você pode ser forçado a se desviar do curso antes definido e a tomar uma decisão de mudança imediata. É aqui que a criatividade do líder se revela vital, afinal, é durante as situações mais críticas, que a equipe deve procurá-lo para uma decisão, muitas vezes, rápida. Um líder que se preze deve aprender a pensar fora da caixa e escolher o caminho a seguir.


Intuição

Em alguns momentos, você liderará sua equipe por águas inexploradas. Não há um roteiro sobre o que fazer. Quanto maior o risco, maior a pressão. Nesses momentos, sua intuição tem que entrar em campo. Guiar a equipe através do processo de rotina pode ser tranquilo, mas quando ocorre algo inesperado ou mesmo quando você é jogado em um novo cenário, pode ter certeza que sua equipe o procurará para orientação. Intuição não é deixar de agir racionalmente, mas sim, usar todo seu conhecimento e suas experiências anteriores para se tornar um bom mentor. Aprender a confiar em si é tão importante quanto a conquista da confiança de sua equipe.


Inspiração

A vida empresarial é feita por metas, planejamento, resultados e previsões. Especialmente nos estágios iniciais de um arranque, a inspiração de sua equipe para ver a visão dos sucessos futuros é imprescindível. Faça com que sua equipe se sinta na atmosfera das realizações da empresa. Melhor ainda. Faça com que todos possuam possibilidades de crescimento dentro da empresa, seja por meio de bônus, comissionamentos ou mesmo um reconhecimento em público. Não importa como, desde que você seja capaz de gerar entusiasmo pelo trabalho árduo. A capacidade de inspirar a equipe faz bem para a concentração dos mesmos nos objetivos futuros, mas também é importante para os problemas atuais. Quando você está em baixa no trabalho, a moral e os níveis de energia podem desaparecer. É importante que o líder saiba que todos precisam de uma pausa de vez em quando. Reconheça o trabalho que todos dedicaram e elogie sua equipe em cada um de seus esforços. É seu trabalho manter os espíritos elevados e isso começa com apreciação e reconhecimento.


Abordagem

Não somos iguais. Um conceito básico que, muitas vezes, é negligenciado. Todos tem perspectivas culturais, barreiras linguísticas, diferentes origens educacionais, traços de personalidade e sistemas de valores com os quais os indivíduos são pré-condicionados que afetam grandemente a forma como a informação é processada e interpretada. Algumas pessoas trabalham bem sob pressão, outras não. Alguns respondem melhor a conversas e outros a metas. É importante entender como extrair o melhor de cada um e isso começa na abordagem. Para otimizar sua eficácia como líder, você deve ter a capacidade de personalizar sua abordagem pessoa a pessoa, com base na situação em questão. Sua capacidade de executar este conceito desempenhará um papel importante no aperfeiçoamento de sua equipe e outros parceiros ao longo da jornada.

Se tem algo que é amplificador de sucesso, é a liderança. O líder perfeito não existe, afinal é necessário que se molde e adapte todos os dias, mas, espero que essas 10 dicas possam ser úteis em sua caminhada profissional e pessoal.



Matéria: ATNZO
Imagem: Divulgação
    

Nenhum comentário

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.