Fortes chuvas chegam na região Sul: Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul são as áreas mais afetadas

A previsão é de um acumulado de até 400 mm na região nas próximas 48 horas, especialmente nas proximidades de Tubarão, Laguna e Orleans.


Fortes chuvas chegaram a região sul do Brasil, atingindo fortemente a região litorânea de Santa Catarina e Paraná, litoral norte do Rio Grande do Sul, bem como o Vale Sul de Santa Catarina, em especial as cidades de Tubarão, Gravatal, Braço do Norte, São Ludgero e Orleans.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior parte da região sul está sob alerta laranja, podendo o acumulado de chuvas para o final de semana atingir 400 milímetros, assim como é previsto que ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h ocorram na região, assim como queda de granizo e eventuais alagamentos devido a cheia dos rios e córregos.

É possível que, em decorrência do granizo, plantações na região sejam prejudicadas pelo fenômeno climático. 


Alerta de perigo 

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de novos deslizamentos nas encostas e queda de barreiras naturais, pedindo a população que reside em áreas de risco, que mantenham-se vigilantes, e ao menor sinal de perigo, busquem abrigo junto a Defesa Civil ou em local seguro. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas por raios. É recomendado que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Na incidência de raios e/ou trovões, se possível desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, minimizando risco de incêndio por descarga elétrica.

Em caso de emergência ou necessidade de maiores informações, ligue 199 para falar com a Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.



Matéria e imagem: Dimithri Vargas



As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.