AGU Alerta Agentes Públicos: Eleições 2026 Terão Fiscalização Rigorosa Contra Abusos

Cartilha da Advocacia-Geral da União detalha condutas vedadas, visando coibir a disseminação de desinformação e o uso indevido da máquina pública.

Imagem da notícia
Foto: Element5 Digital / Pexels
A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou uma cartilha com diretrizes claras para agentes públicos e gestores, delineando as práticas permitidas e, principalmente, as proibidas durante o período eleitoral de 2026. O objetivo é garantir a lisura do processo democrático e combater o abuso de poder.

O documento enfatiza que servidores não devem propagar ou endossar notícias falsas, descontextualizadas ou não verificadas, as chamadas "fake news", sob pena de serem responsabilizados por abuso de poder político e econômico. A publicação da AGU ressalta que é vedada a utilização de bens e serviços públicos para beneficiar qualquer candidatura, transformando eventos oficiais em palanques eleitorais. A participação em atos de campanha, para aqueles que ocupam cargos eletivos, deve ocorrer exclusivamente fora do horário de expediente.

A AGU destaca que a observância dos princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – deve ser redobrada em ano eleitoral, dada a alta capacidade de impacto das manifestações de autoridades no debate democrático. A cartilha visa prevenir irregularidades, reforçando que condutas que configuram conflito entre a função pública e a promoção político-partidária são infrações éticas. Isso inclui a proibição de usar a visibilidade e o prestígio do cargo para autopromoção eleitoral ou para que realizações institucionais sejam confundidas com mérito pessoal de políticos.

Esta 11ª edição da "Cartilha Eleitoral: Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais nas Eleições 2026" serve como um guia prático para auxiliar na tomada de decisões seguras. O documento aborda ainda conceitos de abuso de poder, improbidade administrativa, regras sobre propaganda, uso de bens públicos e gestão de recursos, além de um calendário eleitoral. A propaganda na internet, por exemplo, só será permitida a partir de 16 de agosto.
Marcadores: Brasil, Eleições 2026, AGU, Condutas Vedadas, Ética Pública

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.