Impunidade em Foco: Justiça manda soltar jogadores do Vasco-AC acusados de estupro coletivo
Atletas denunciados pelo Ministério Público responderão em liberdade mediante medidas cautelares, gerando indignação na sociedade.
A Justiça brasileira voltou a gerar perplexidade na população. O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) decidiu revogar a prisão preventiva de quatro jogadores do Vasco-AC, denunciados pelo Ministério Público estadual (MP-AC) pelos crimes de estupro coletivo e estupro de vulnerável. O grupo, que estava detido há quase dois meses no Complexo Penitenciário de Rio Branco, já se encontra em liberdade para responder ao processo fora das grades.
Os atletas, que negam veementemente as acusações, deverão cumprir medidas cautelares brandas, como o comparecimento obrigatório a atos processuais e o fornecimento de endereço atualizado. O caso de extrema gravidade ocorreu em meados de fevereiro, nas dependências do alojamento do clube acreano. Duas jovens procuraram as autoridades e relataram terem sido vítimas de abusos sexuais por parte dos investigados, sendo inclusive necessária assistência médica após o episódio.
A soltura imediata dos suspeitos levanta mais uma vez o debate sobre o afrouxamento das leis penais no Brasil e a sensação de insegurança institucional. Em resposta à repercussão nacional, o Vasco-AC perdeu patrocinadores, embora o clube tenha gerado repúdio generalizado ao permitir, em uma partida recente, que a equipe entrasse em campo prestando homenagens aos atletas então encarcerados. A audiência de instrução do caso foi agendada para a próxima semana.
Os atletas, que negam veementemente as acusações, deverão cumprir medidas cautelares brandas, como o comparecimento obrigatório a atos processuais e o fornecimento de endereço atualizado. O caso de extrema gravidade ocorreu em meados de fevereiro, nas dependências do alojamento do clube acreano. Duas jovens procuraram as autoridades e relataram terem sido vítimas de abusos sexuais por parte dos investigados, sendo inclusive necessária assistência médica após o episódio.
A soltura imediata dos suspeitos levanta mais uma vez o debate sobre o afrouxamento das leis penais no Brasil e a sensação de insegurança institucional. Em resposta à repercussão nacional, o Vasco-AC perdeu patrocinadores, embora o clube tenha gerado repúdio generalizado ao permitir, em uma partida recente, que a equipe entrasse em campo prestando homenagens aos atletas então encarcerados. A audiência de instrução do caso foi agendada para a próxima semana.
Marcadores: Polícia, Violência, Justiça, Acre, Impunidade
Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.
Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.
Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.


