Casas Bahia e Pontofrio fecham quase 300 lojas no Brasil e deixam cerca de 2000 desempregados
Grupo Casas Bahia segue em recuperação extrajudicial, e total de lojas fechadas ainda pode aumentar.
O Grupo Casas Bahia, antiga Via Varejo, detentor das marcas Casas Bahia e Pontofrio comunicou ao mercado o encerramento definitivo de 298 lojas em todo Brasil, deixando cerca de 2.000 pessoas desempregadas. O total acumulado de fechamentos desde a recuperação judicial do grupo já ultrapassa 300 unidades e há uma expectativa do mercado para o encolhimento das operações para cerca de 500 lojas em todo país, reduzindo as operações físicas para menos da metade de seu tamanho até a entrada nesse processo.
Sindicatos em todo país alegam que o processo de reestruturação do Grupo Casas Bahia configura demissão em massa e pedem negociação junto a varejista, que nega se tratar de tal fato, mas lida com a situação como um necessário ajuste comercial, visando garantir sua sobrevivência no mercado nacional, que enfrenta uma forte crise econômica, devido a perda do poder de compra dos brasileiros, a alta taxa de juros e o elevado índice de endividamento das famílias que estão postergando compras e buscando alternativas mais baratas.
Taxas de juros elevadas e queda no consumo dificultam as operações do conglomerado
Por sucessivos trimestres o Grupo Casas Bahia tem registrado prejuízos bilionários, e o alerta vermelho chegou na divulgação do balanço do primeiro trimestre, quando a varejista registrou um prejuízo de R$ 1,06 bilhão no primeiro trimestre, um aumento de 160% em relação ao prejuízo registrado de R$ 408 milhões no mesmo período do ano passado. Desde a divulgação do balanço em Maio, o Grupo Casas Bahia iniciou um processo gradual de fechamento de lojas.
Os dados consolidados apontam que o balanço do segundo trimestre deve apontar uma ampliação do prejuízo, que deverá ser mitigado ao longo dos próximos semestres, com os resultados da redução das operações e ajustes operacionais.
Matéria: Dimithri Vargas



