Italac (Goiasminas) fecha acordo para aquisição do Grupo Líder Alimentos
As tratativas envolvem três unidades fabris, postos de captação e as tradicionais marcas de laticínios Tânia e Líder.
A Goiasminas, uma das maiores beneficiadoras de leite do Brasil, detentora das marcas Italac, Bom Gosto e Nilza, assinou um contrato de aquisição de grande parte do Grupo Líder Alimentos, antigo Grupo ARC, e três de suas fábricas, localizadas nos estados do Paraná e São Paulo. A transação está sujeita a aprovação do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
A cisão de negócios do Grupo Líder Alimentos contempla as marcas Líder, com forte presença no mercado de leites longa vida, e a marca Tânia, reconhecida pela sua presença no segmento de queijos. As fábricas vendidas são das cidades de Lobato/PR, Presidente Prudente/SP e Guaraçaí/SP. Também estão inclusos postos de captação presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Não entrou na negociação o arrendamento das marcas Shefa e Gold, assim como a fábrica de Amparo/SP, conhecida como Agropecuária Tuiuti, e seus postos de captação. A Agropecuária Tuiuti é uma das principais fabricantes de laticínios co-packing do mercado brasileiro, e recentemente em 2023 reverteu falência por meio do investimento do então Grupo ARC. Com a venda da divisão principal, os atuais controladores do Grupo Líder Alimentos continuarão atuando no segmento de laticínios por meio desta operação.
Para a Goiasminas, a aquisição visa ampliar a capacidade fabril do grupo e fortalecer presença no segmento de derivados do leite, permitindo ampliar sua presença no mercado nacional, com marcas de alto volume e forte lembrança pelo consumidor. Atualmente a Goiasminas possui unidades de beneficiamento em Corumbaíba (GO), Jaru (RO), Passo Fundo (RS), Tapejara (RS) e Três Corações (MG), e beneficia mais de 7 milhões de litros de leite ao dia, produzindo mais de 100 tipos de produtos em seu portfólio, dentre Leites Longa Vida, Queijos, Leite Condensado, Creme de Leite e outros.
O valor da aquisição não foi divulgado pelas partes, e até a conclusão das tratativas para a formalização da aquisição, ambas as empresas seguirão atuando de forma independente. Apesar da liderança da marca Italac no mercado nacional, há a expectativa de rápida aprovação por parte do CADE, devendo o rito de apreciação e analise não ultrapassar seis meses, devido a forte pulverização no setor e a presença de outros grandes laticínios em atuação nacional, como exemplo a Lactalis (Batavo, Cotochés, Elegê, Itambé, Parmalat, Poços de Caldas e President), a Bela Vista (Piracanjuba, Emana e Leitbom), a Alvoar Lácteos (Betânia, Camponesa e Embaré), a Tirol (Tirol, Paulista e Piá), Savencia (Polenghi, Glória e Quatá), Jussara, Aurora, Unium (Naturalle e Colônia Holandesa), Danone, Grupo Pereira, Frimesa, Cemil e outros players regionais de grande relevância como a CCGL, Languiru e Santa Clara, dentre tantos.
Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Montagem com Inteligência Artificial.



