PIB do Rio Grande do Sul cresce 3,3% no primeiro semestre de 2026

Resultado foi impulsionado pela recuperação da agropecuária, que registrou alta de 19,7% no período, superando o desempenho nacional.

Imagem da notícia
Imagem: Reprodução - Jornal O Sul

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou um crescimento de 3,3% no primeiro semestre de 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com o IBGE, apontam que o resultado foi sustentado pelos setores de agropecuária (19,7%), indústria (2%) e serviços (1,1%).

No recorte específico do segundo trimestre, a economia gaúcha avançou 5,7% frente ao mesmo período de 2025. O desempenho da agropecuária foi determinante, impulsionado pela recuperação das safras de soja (34,4%) e milho (21,8%), superando os impactos negativos da estiagem enfrentada no ano anterior. Em contrapartida, a produção de arroz apresentou retração de 10,2%.

Na atividade industrial, o crescimento de 1,8% no segundo trimestre foi puxado pela indústria de transformação, com destaque para os segmentos de derivados de petróleo e biocombustíveis (25,1%) e veículos automotores (24,4%). O setor de serviços também apresentou alta de 1,1% no acumulado anual, com o comércio registrando expansão em oito das dez áreas avaliadas. Em nível nacional, o PIB brasileiro cresceu 1,9% entre janeiro e junho de 2026.

Marcadores: Economia, Rio Grande do Sul, PIB, Agropecuária, Indústria

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.