Contagem terá seis candidatos a prefeito

(Eleições 2012 - Agência Brasil)


Foto: Imóveis Grande BH (imoveisgrandebh.com.br)
Rio de Janeiro – Contagem comemorou 100 anos de emancipação de Sabará em 2011. A cidade mineira cresceu a partir da política de criação dos distritos industriais do governador Israel Pinheiro, lançada em 1941 para proporcionar o desenvolvimento no estado. 

Atualmente com 603 mil habitantes, o Produto Interno Bruto (PIB) do município alcança R$ 12,8 milhões, o terceiro maior do estado. Se na primeira eleição para prefeito (em 1949) menos de 800 eleitores participaram, no dia 7 de outubro, 390 mil poderão escolher entre seis candidatos: Ademir Lucas (PSDB), Carlin Moura (PCdoB), Donaldo Pedroso (PSOL), Durval (PT), George Hilton (PRB) e Gustavo Olimpio (PSTU). 

A atual prefeita, Marília Campos (PT), foi eleita em 2004 e reeleita em 2008, portanto, não pode concorrer este ano. Para vereador, as 21 vagas serão disputadas por 538 candidatos. 

A cidade foi escolhida para a criação do parque industrial por ser perto da capital e ter fácil acesso a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Mas o projeto só saiu do papel na década de 1950, por falta de capacidade de energia elétrica para instalar as indústrias, resolvida com a criação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

Nas décadas de 1960 e 1970, a expansão da indústria atraiu mais pessoas ao município, com a oferta de empregos. Com isso, houve uma expansão urbana desordenada e Contagem se integrou a Belo Horizonte. 


Reportagem: Akemi Nitahara
Edição: Talita Cavalcante
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.