Alemanha pede que presidente egípcio respeito direitos humanos

(Internacional - Telam)


Brasília – A chanceler alemã, Ângela Merkel, pediu hoje (31) ao presidente do Egito, Mouhamed Mursi, que respeite os direitos humanos, políticos e religiosos em seu país. Em entrevista em Berlim, ela cobrou do líder egípcio diálogo com a oposição e liberdade religiosa no país.

Merkel expressou apoio financeiro de seu país aos processos de transformação no Egito e destacou que o desenvolvimento econômico na região é imprescindível para garantir o bem-estar da população e o êxito das reformas políticas.

Mursi disse que sua vontade é conquistar um Estado de Direito que não tenha caráter militar ou teológico e destacou que, no Egito, existe um governo estável, apesar da onda de protestos que tirou a vida de dezenas de pessoas nos últimos dias.

Segundo o presidente, o Egito será um Estado que respeita opiniões divergentes. Sobre a decisão de decretar estado de emergência em algumas cidades, ele explicou que trata-se de uma medida temporária que tem como objetivo garantir a segurança da população e acabar com ataques que considerou criminosos.

Merkel destacou o papel relevante do Egito no processo de paz no Oriente Médio e agradeceu Mursi pela intervenção que terminou em cessar-fogo entre Israel e palestinos após ataques à Faixa de Gaza.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.