Comissão de Agricultura da ALRS aprova Marco Legal do Cooperativismo por unanimidade
Projeto de lei de Gustavo Victorino avança com regras claras para fortalecer transparência e crescimento sustentável das cooperativas gaúchas
Rio Grande do Sul - A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (30), o parecer favorável ao Projeto de Lei nº 392/2023, de autoria do Deputado Estadual Gustavo Victorino (Republicanos). A iniciativa institui o Marco Legal do Cooperativismo no estado, estabelecendo diretrizes claras para a formação, operação e gestão das cooperativas, com foco em maior transparência, eficiência e sustentabilidade do setor.
![]() |
| Foto: Lucas Kloss (Agência ALRS) |
Trata-se de um modelo de negócio capaz de promover a inclusão social, fortalecer a economia local, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Embora exista legislação federal sobre o tema, Victorino defende que um marco específico para o Rio Grande do Sul é fundamental para garantir segurança jurídica e estímulos ao crescimento local. “Trata-se de um modelo de negócio capaz de promover a inclusão social, fortalecer a economia local, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável”, destaca o parlamentar.
Com a aprovação na comissão, a proposta segue agora para votação final no Plenário da ALRS.
Matéria: Dimithri Vargas
Com informações de Assessoria de Imprensa
Imagem ilustrativa: Grok IA






