Brasileiros residentes no exterior têm até amanhã para se inscrever no Encceja

(Nacional - Agência Brasil)


Brasília - Termina amanhã (4) o prazo para brasileiros residentes no exterior se inscreverem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2013. O exame é destinado a brasileiros residentes no exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada e querem obter diploma de ensino fundamental e médio. 

As provas serão aplicadas nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão, em Barcelona, na Espanha, e em Boston, nos Estados Unidos. No Japão, o exame é aplicado também a brasileiros privados de liberdade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico: http://sistemasencceja2.Inep.gov.br/exterior

Para fazer a inscrição é obrigatório informar o número do passaporte e, opcionalmente, os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da identidade. Caberá ao Consulado-Geral do Brasil em Tóquio fazer a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privadas de liberdade no Japão. 

As provas para o ensino fundamental serão aplicadas no dia 30 de março e as provas para o ensino médio, no dia 31 de março. Para os dois níveis de ensino os exames serão aplicadas nos turnos matutino e vespertino com 30 questões e uma redação. É preciso ter 15 anos completos para fazer a prova do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza no site material de estudo a quem quer se preparar para o Encceja. 

As inscrições foram iniciadas no dia 17 de dezembro. As informações completas sobre a inscrição e as provas estão no edital publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de dezembro. O Encceja é organizado pelo Inep em parceria com as representações diplomáticas do Brasil nos países onde as provas serão aplicadas. 


Reportagem: Yara Aquino
Edição: Talita Cavalcante
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.