Obras no aeroporto de Brasília estarão concluídas até a Copa do Mundo

(Nacional - Agência Brasil)


Brasília – As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, que vão aumentar a capacidade dos atuais 16 milhões de passageiros por ano para 41 milhões, estarão totalmente concluídas até a Copa do Mundo de 2014. A garantia foi dada hoje (16) pelo Consórcio Inframerica, responsável pela operação do aeroporto, a um grupo de parlamentares da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que visitou o local.

Os deputados vistoriaram as obras de ampliação do terminal de passageiros e o local onde será construída a sala VIP. Segundo o consórcio, os terminais 1 e 2 serão reformados e um novo será construído, e o número de pontes de acesso aos aviões aumentará de 13 para 28.

O vice-presidente do Consórcio Inframerica, Antônio Droghetti, disse que a abertura da Copa das Confederações, que acontece no dia 15 de junho na capital federal, não vai alterar a rotina de obras no aeroporto, porque haverá apenas um jogo em Brasília, em um sábado, e a maioria dos ingressos foi vendida para moradores da capital. A expectativa maior, segundo ele, é em relação a integrantes de comissões técnicas e imprensa. "O impacto que vai haver no aeroporto é muito baixo, e não impede a continuidade das obras", disse.

Para o deputado Romário (PSB-RJ), presidente da Comissão de Turismo, as obras de ampliação de aeroportos no Brasil são fundamentais. "Nós que somos usuários quase diários de aeroportos, sabemos os problemas que eles têm dado principalmente em finais de semana prolongados. É mais que necessário obras como essa para que a gente possa ter um pouco mais de conforto".

O grupo de deputados também visitou hoje (16) as obras no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Romário criticou o atraso na entrega da obra, que deveria ficar pronta no dia 21 de abril, mas foi adiado para 18 de maio. "Particularmente, eu não acredito que esteja 100% pronto no dia 18 do mês que vem, mas o governo afirma que sim, vamos torcer para que isso realmente aconteça".

Ele também criticou o custo da obra, que já teria quase dobrado desde o início do empreendimento. "Na minha opinião, esses gastos são absurdos, principalmente em se tratando de um estádio que, no que se refere a futebol, praticamente não vai ser praticado, porque infelizmente as competições do Campeonato Brasiliense não são tão atrativas", disse o parlamentar.

Até o fim do primeiro semestre, a comissão pretende visitar as obras de estádios, aeroportos e mobilidade urbana das outras cinco sedes da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. Depois, será feito um relatório com a conclusão das visitas.

A expansão do aeroporto de Brasília prevê 100 mil metros quadrados de obras, somando um valor total de investimento de R$ 2,85 bilhões. Até a Copa de 2014, serão investidos R$ 750 milhões de reais.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.