Comunidades quilombolas se reúnem em Brasília

(Cidadania - Agência Brasil)


Brasília – Em busca de propostas para o enfrentamento ao racismo, representantes de comunidades quilombolas participam, hoje (24) e amanhã (25), da Plenária Nacional das Comunidades Quilombolas, em Brasília. As discussões envolverão políticas de igualdade racial no Brasil e estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo, além de igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil. 

Confirmaram presença no encontro,150 representantes de comunidades quilombolas de 24 estados.

Eles pretendem desenvolver a pauta dessas comunidades para a conferência em novembro. As plenárias nacionais são etapas preparatórias para a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (3ª Conapir), prevista para 5 de novembro deste ano, cujo tema é Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo. 

Existem no país quilombos em 24 estados: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Pelos dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, há 1.886 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares e mais 290 solicitações em trâmite para certificação. A estimativa é que o número total de quilombos no país chegue a 2.200 comunidades.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.