Dicas para manter o rosto livre de acne e com baixa oleosidade

#Dicas


Todos sabem que o homem naturalmente possui a pele mais oleosa, principalmente na região da face, além de grande tendência para apresentar acne e erupções, normalmente entre os 14 e 28 anos. Todos estes transtorno, embora normais, eventualmente tendem a nos fazer transmitir desleixo e falta de higiene, podendo nos atrapalhar em diversas situações, como na hora do xaveco, uma reunião com pessoas de alto escalão, dentre inúmeras situações

Para que você possa contornar este problema e ter um rosto com aspecto limpo e saudável, preparamos algumas dicas: 


1) Higienização constante: nós homens ainda temos alguns hábitos naturais de nossa masculinidade, e um deles é a falta de cuidados pessoais básicos continuamente. Pois bem, para reduzir e até mesmo eliminar o excesso de oleosidade e acne, é importante que você se habitue a lavar continuamente seu rosto, ao menos 4 vezes ao dia, além do banho. Para a limpeza, o ideal é que se utilize sabonete líquido de boa qualidade, e que não possua ingredientes hidratantes ou então em pequenas quantidades. Uma sugestão é Lux Energia do Guaraná, que não possui um aroma intenso, nem remete a perfumes femininos e não causa ressecamento sendo ideal para o dia a dia.

Se você tem acne, será necessário uma limpeza diferenciada, preferencialmente com algum sabonete líquido antibacteriano mais forte, como o Lifebuoy para mãos (prefira o Cream, que evita descamações), ou Dettol para mãos, na versão Fresh. Faça um ciclo de três dias com sabonete antibacteriano e dois de sabonete líquido comum por 10 dias, uma vez por mês.

No caso dos sabonetes antibacterianos, recomendamos a versão para mãos, pois além de ter uma base lavante mais forte, contam com maior concentração de agentes antibacterianos. Descartamos as marcas Protege e Protex, pois ambos em sua versão para mãos causam descamação, e a versão para banho possui muitos ingredientes emolientes, tal como a versão para banho das demais marcas, o que pode não ser adequado para conter a acne, além de menor concentração de base lavante e ativo bactericida.

Importante: evite o sabonete em barra, pois devido a sua matéria-prima normalmente ser oriunda de oleaginosas, eles tendem a não apresentar muita eficiência no controle de oleosidade.


2) Cuidados especiais ao fazer a barba e/ou ao mantê-la: se você faz a barba todo dia, o ideal é que escolhas um bom aparelho de barbear, de preferência da linha de recarregáveis como Schick Quattro Titanium, Gillette Proglide, Mach3, Bic Flex 4, Bozzano Magnum 5 ou Matrix 3, pois estes apresentam notória qualidade. Dispense barbeadores de baixo custo, pois além da baixa durabilidade, eles podem causar ferimentos e erupções na pele, favorecendo o surgimento de acne.

É importante trocar a recarga ou barbeador entre 10 e 20 dias de uso, ainda que tenha um bom poder de corte, e após o uso, higienizar em água corrente, secar e preferencialmente mantê-las fora do banheiro, para evitar contaminações.

Tenha atenção na escolha de sua espuma ou gel de barbear. As opções "Sensitive", tal como a opção Hidratação, costumam ter grande quantidade de hidratantes, não configurando uma boa escolha para pele oleosa. Recomendamos as espumas Bozzano Barba Cerrada, Nívea for Men Silver Protect e Gillette Prestobarba Pele Normal. Da linha de géis, todas as marcas, evitando apenas as linhas sensitive e hidratação e/ou que possuam variedades de óleos em sua composição.

O uso de loções-creme pós-barba é desaconselhado. Prefira gel pós barba ou loção convencional, aplicando em pequena quantidade.

Se você costuma manter a barba, redobre o cuidado com a higienização, para evitar que a oleosidade se acumule.

3) Cuide de sua alimentação: É importante que você mantenha uma alimentação saudável, equilibrada e contínua. Não dispense os alimentos gordurosos, mas os consuma em quantidade reduzida.

Caso faça suplementação vitamínica caseira, opte por suplementos do tipo "completo" (de A a Z) e evite o suplemento a base de vitaminas do complexo B. Só utilize suplementação a base de vitaminas do complexo B por indicação expressa de médico ou nutricionista. O ideal é que qualquer suplementação venha acompanhada de prescrição e acompanhamento.


4) Evite exposição solar excessiva: O sol em excesso pode gerar aumento da oleosidade. O ideal é que tome sol, mas em horários mais adequados como antes das 10:00 da manhã e após as 16:00 da tarde.

Não use bloqueadores solares convencionais. Prefira as versões oil free, seja em gel, spray ou aerossol.


Com essas dicas, você poderá ter uma pele mais saudável e limpa, para que você possa exercer suas habilidades plenamente.

Até a próxima.


Dimithri Vargas
Dimithri Vargas

Proprietário, colunista do portal MAXX, e também responsável por todos os canais do site.
Não gosta de escrever, mas sabe que é um mal necessário.
----------------------------------------------------------------------
Participe com a gente! Dê sua sugestão de postagem! Deixe seu comentário abaixo ou então envie um e-mail para [email protected], colocando no campo assunto a palavra "Homem".
Até mais! 

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.