Gastos com juros poderiam cair mais no Brasil, diz Mantega

Economia







Gastos com juros poderiam cair mais no Brasil, diz Mantega

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-30/gastos-com-juros-poderiam-cair-mais-no-brasil-diz-mantega

Sep 30th 2013, 14:50



Fernanda Cruz



Repórter da Agência Brasil





São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (30) que os gastos do país com juros estão caindo, mas que poderiam ser reduzidos ainda mais. "Hoje, gastamos 4,7% do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país] com juros, que é algo que pouquíssimos países fazem. Alguns países avançados passaram a fazer isso por causa da crise, mas, normalmente, ninguém gasta mais que 1,5% ou 2% do PIB com juros."

Ao participar da abertura do 10° Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ministro ressaltou que o Brasil, que já chegou a gastar 8% do PIB com juros, deverá criar condições para gastar cada vez menos. Ele defendeu que a aplicação do dinheiro economizado em investimento e educação.

Mantega falou também sobre possíveis cortes de despesas pelo governo dos Estados Unidos, medida que, segundo ele, traria impactos negativos para o Brasil. De acordo com o ministro, o Congresso norte-americano, que vota nesta semana o aumento do teto da dívida, não deveria exigir que o governo corte despesas, pois isso poderia prejudicar o crescimento da economia por lá.

"Para nós, seria melhor que não houvesse essa limitação e que o governo americano estivesse fazendo, não só a política monetária, mas também a política fiscal expansionista. Aí, sim, o PIB americano ia crescer 2,5% ou 3%, e [o país] estaria importando mais produtos do Brasil, da Europa, da China", explicou. "Este seria o melhor cenário."

Perguntado sobre a situação das empresas do grupo EBX, que poderão entrar com pedido falência nas próximas semanas, Mantega disse que esses fatos arranham a reputação do país. "A situação da OGX já causou um problema para a imagem do país e para a Bolsa de Valores, que teve uma deterioração de 10% em função dessas empresas."

Para Mantega, as empresas precisam de uma solução de mercado. "Não é o governo que vai fazer alguma coisa, e eu espero que eles consigam se ajeitar o mais rápido possível", disse o ministro.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.