Alemães discutem espionagem com oficiais norte-americanos

Internacional







Alemães discutem espionagem com oficiais norte-americanos

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-30/alemaes-discutem-espionagem-com-oficiais-norte-americanos

Oct 30th 2013, 11:54



Da Agência Brasil*

Brasília - Representantes do alto escalão do serviço de inteligência e da Chancelaria da Alemanha se reúnem hoje (30) com autoridades dos Estados Unidos para esclarecer as denúncias de espionagem de cidadãos alemães, inclusive, a chanceler Angela Merkel, cujo telefone celular teria sido grampeado. O encontro ocorrerá no mesmo dia da reunião entre os norte-americanos e a delegação da União Europeia que está no país também para discutir a questão.

O assessor em Política Externa da Alemanha, Christoph Heusgen, e o coordenador de Inteligência alemão, Gunter Heiss, se encontram com a conselheira em Segurança dos Estados Unidos, Susan Rice, com o chefe de Inteligência, James Clapper, e com a assessora sobre Contraterrorismo, Lisa Monaco. Eles deverão discutir a escala do programa de espionagem norte-americana em território alemão e, em especial, o monitoramento das comunicações da chanceler Angela Merkel.

O governo alemão já havia expressado insatisfação em relação à possibilidade de interceptação dos telefonemas de Merkel e declarou que, se confirmados, os atos serão uma séria quebra de confiança entre os países.

O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Keith Alexander, informou que as informações da imprensa internacional sobre espionagem aos aliados europeus são "completamente falsas". O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a negar à própria Angela Merkel que o celular dela tenha sido interceptado.

Os aliados dos Estados Unidos na Europa estão inquietos desde as denúncias de que os norte-americanos teriam monitorado chefes de Estado do continente e milhares de franceses, espanhóis e alemães.

*Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Talita Cavalcante







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.