Consumo de energia elétrica avança 3,9% no terceiro trimestre, aponta EPE

Economia







Consumo de energia elétrica avança 3,9% no terceiro trimestre, aponta EPE

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-30/consumo-de-energia-eletrica-avanca-39-no-terceiro-trimestre-aponta-epe

Oct 30th 2013, 16:58



Vladimir Platonow



Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumo de eletricidade no país avançou 3,9% no terceiro trimestre do ano, em relação a igual período de 2012. O crescimento foi puxado principalmente pelo consumo residencial, que apresentou alta de 6,9%, atribuída à expansão de aparelhos eletrodomésticos entre os brasileiros. Os dados divulgados hoje (30) fazem parte do boletim Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Em 12 meses, entre setembro deste ano e setembro de 2012, o país registrou aumento de 3,4% no consumo de energia.

Além do consumo nas residências, todas as demais categorias registraram aumento: comércio, com 5,3%, e indústria, com 1,1%. Na categoria "outros", que aglutina consumo rural, iluminação pública e consumo no poder público (municipal, estadual e federal), o aumento foi 5,1%.

No consumo residencial, segundo a EPE, pesou o Programa Minha Casa Melhor, que deu incentivo à aquisição de eletrodomésticos, a partir de junho deste ano. Houve crescimento de 2,9% no consumo médio das residências, atualmente em 162 quilowatts-hora por mês. Fora isso, houve expansão de 3,5% na base de consumidores, em comparação a setembro de 2012, atingindo 63 milhões de unidades.

Na indústria, o índice positivo foi garantido pela contribuição da Região Centro-Oeste, que registrou crescimento de 12,9% frente a igual trimestre de 2012, principalmente pelos resultados positivos obtidos nos setores de minerais não metálicos em Mato Grosso e da metalurgia de não ferrosos em Goiás. O índice também foi positivo no Sul, com 5%, e no Norte, com 0,9%. No Sudeste, onde concentra-se a maior parte das indústrias do país, o setor registrou variação de - 0,6%.

Os dados completos podem ser obtidos na internet.





Edição: Beto Coura



Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.