Noruega nega pedido para destruir armas químicas da Síria

Internacional







Noruega nega pedido para destruir armas químicas da Síria

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-25/noruega-nega-pedido-para-destruir-armas-quimicas-da-siria

Oct 25th 2013, 12:12





Carolina Sarres



Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Noruega negou hoje (25) o pedido dos Estados Unidos para destruir as armas químicas da Síria. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores norueguês, o país não é o local "mais adequado". Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, a questão foi discutida com os Estados Unidos nas últimas semanas por meio da troca extensiva de informações. De acordo com o ministério, as discussões foram "construtivas e positivas" e os países decidiram não realizar a destruição em território norueguês.

"As autoridades norueguesas analisaram meticulosamente o pedido dos Estados Unidos para prestar assistência na destruição de armas químicas da Síria. Depois de uma avaliação, os dois países chegaram ao entendimento de que, devido a restrições temporais e fatores externos, como capacidade e requisitos regulatórios, a Noruega não é o local mais adequado para essa destruição", informou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores do país.

Por meio de nota, a Noruega comunicou que vai analisar de que maneira cooperar com o processo de destruição dessas armas, que poderia ser, por exemplo, com pessoal técnico, informações, equipamentos e recursos financeiros.

A destruição das armas químicas da Síria tem sido discutida desde a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em setembro, que autorizou a criação de uma missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) e da ONU para supervisionar a destruição do arsenal sírio. Espera-se que o trabalho seja concluído até o final de junho de 2014.



Edição: Denise Griesinger



Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Nenhum comentário