Antártica Ocidental perde 150 quilômetros cúbicos da camada de gelo por ano

Internacional







Antártica Ocidental perde 150 quilômetros cúbicos da camada de gelo por ano

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-11/antartica-ocidental-perde-150-quilometros-cubicos-da-camada-de-gelo-por-ano

Dec 11th 2013, 12:20



Da Agência Lusa

Paris - A camada de gelo da Antártica Ocidental perde 150 quilômetros cúbicos por ano (150 trilhões de litros), 15% a mais do que as estimativas anteriores, informou hoje (11) a Agência Espacial Europeia (ESA). Os dados foram obtidos pelo satélite CryoSat.

Em comunicado, a agência explicou que a correção da estimativa deve-se, em parte, ao aumento das perdas de gelo nos glaciares, mas também à capacidade de observação do CryoSat em áreas que até agora escapavam à análise dos cientistas. "O degelo da Antártica e da Groelândia é o que mais contribui para o aumento global dos níveis da água do mar", diz a nota.

Em estimativas anteriores, os cientistas tinham concluído que o degelo da região provocara o aumento do nível do mar a um ritmo de 0,28 milímetros por ano entre 2005 e 2010, quando o Cryosat entrou em órbita. Dados recolhidos pelo satélite, no entanto, permitem "ver por meio das nuvens e na escuridão" e sugerem que a perda de gelo é 15% superior, acrescentou a ESA.







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.