Governo colombiano rejeita declarações de embaixador dos EUA sobre destituição do prefeito de Bogotá

Internacional







Governo colombiano rejeita declarações de embaixador dos EUA sobre destituição do prefeito de Bogotá

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/governo-colombiano-rejeita-declaracoes-de-embaixador-dos-eua-sobre-destituicao-do-prefeito-de-bogota

Dec 12th 2013, 21:00





Leandra Felipe



Correspondente da Agência Brasil/EBC



Bogotá – A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, disse hoje (12) que vai "conversar com o governo americano" sobre as declarações do próximo embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, Kevin Whitaker, que falou sobre a destituição do prefeito de Bogotá, Gustavo Petro. O futuro embaixador disse, em Washington, que a saída de Petro pode causar uma "erosão no processo de paz pelo fim do conflito armado colombiano.

Por meio da ministra de Relações Exteriores, o governo colombiano deixou claro não ter gostado da declaração de Whitaker. "É bom que saibam que os embaixadores em qualquer país não opinam sobre assuntos internos e menos ainda sobre decisões de órgãos de controle", destacou Holguín.

A ministra disse que vai falar com Roberta Jacobson, secretária de Estado americana para América Latina. Segundo ela, as declarações do embaixador designado "não caíram bem ao governo do presidente Juan Manuel Santos". Whitaker foi designado por Barack Obama em setembro, mas ainda não entregou suas credenciais ao governo colombiano.

O diplomata relacionou o fato de Petro ter sido destituído, sendo um representante da esquerda colombiana, com a discussão da participação política das Farc no processo político do país, uma vez firmado um acordo de paz. Em novembro, a guerrilha e o governo chegaram a um acordo parcial sobre o tema e o documento firmado diz que a Colômbia "garantiria o direito ao pluralismo partidário e oposição política".

Sobre a declaração, Holguín foi incisiva:"Não queremos um embaixador que acha que pode opinar em assuntos internos. Queremos que ele [Whitaker] tenha isso bem claro antes de chegar aqui".

Gustavo Petro continua mobilizando apoiadores. Desde a segunda-feira (9), a Praça Bolívar, em Bogotá, concentra milhares de pessoas que participam de eventos diariamente. Para a noite de hoje, está previsto um panelaço e amanhã (13), o ex-prefeito promete reunir mais apoadores. Ele convocou cidades vizinhas para uma grande manifestação no centro da capital.



Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.