Aiea aprova plano para supervisão do acordo sobre programa nuclear do Irã

#Irã


A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou hoje (24) o seu apoio ao plano para a supervisão do acordo firmado entre potências mundiais e o Irã sobre o programa nuclear desse país. Fontes da agência indicam que os 35 países que fazem parte do organismo deram aval unânime para a supervisão do plano estabelecido em novembro.

Os países signatários do acordo (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) querem que a Aiea verifique as diferentes fases do compromisso. O presidente da agência, Yukiya Amano, pediu hoje a ajuda da comunidade internacional para que isso seja viabilizado. Estima-se que serão necessários 6 milhões de euros (cerca de R$ 19,4 milhões) nos próximos seis meses, dos quais 500 mil euros (R$ 1,6 milhão) poderão ser financiados pelo organismo.

“Precisamos quase duplicar os recursos de pessoal destinados à verificação no Irã. Precisamos aumentar de forma significativa a frequência das atividades”, disse Amano. De acordo com o embaixador norte-americano na AIEA, Joseph MacManus, vários países expressaram vontade de contribuir com o aporte financeiro.

O compromisso do Irã, segundo o previsto no acordo, é suspender algumas atividades no setor nuclear, como o enriquecimento do urânio a 20% e a construção de uma central de água pesada. Em contrapartida, os Estados Unidos e a União Europeia devem encerrar as sanções financeiras e comerciais que impunham ao país.


Matéria: Agência Brasil
*Com informações da Agência Lusa
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.