Síria: Oposição designa novo chefe das negociações em Genebra 2

#Síria #Genebra


A Coligação Nacional Síria designou hoje (24) Hadi Al Bahra como chefe das negociações com o governo sírio na Conferência de Paz Genebra 2, informou Burhan Galion, que também integra a delegação da oposição nas negociações. Al Bahra é secretário-geral, membro da Comissão Política da Coligação Nacional e foi escolhido pelo presidente da organização, Ahmed Jarba. As conversações de paz, iniciadas na quarta-feira (22), foram marcadas até agora por críticas e acusações entre os representantes do regime e os da oposição.

Os trabalhos desta sexta-feira começaram em clima de ameaças e ataques mútuos e a reunião com o mediador das Nações Unidas (ONU), Lakdar Brahimi prevista para o começo da manhã de hoje, não chegou a acontecer. Brahimi reuniu-se no final da manhã com a delegação enviada pelo governo e, à tarde, terá um encontro com membros da oposição.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem acusou a oposição de “falta de seriedade e de disposição” para negociar e ameaçou abandonar as negociações se, a partir de amanhã (25), a postura do governo não mudar. Para a oposição, o ponto de partida para se negociar é a assinatura do Comuniqué de Genebra por parte de representantes do regime do presidente Bashar Al Assad. No documento - que prevê os próximos passos da conciliação no país -, propõe mecanismo de transição de poder por meio da criação de um grupo executivo.

"Caso contrário, será uma perda de tempo. Precisamos de uma confirmação do comprometimento com o Communiqué. Esta é a base para começar o diálogo", explicou o representante da coalizão, Luai Safi. Para ele, se não houver esta confirmação, não há porquê começar as negociações.


Matéria: Agência Brasil
* Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.