EUA reforçam segurança nas Olimpíadas de Inverno da Rússia

#Rússia


Brasília - Os Estados Unidos anunciaram o envio de navios de guerra para o Mar Negro para eventuais evacuações caso haja algum atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, no Sudoeste da Rússia. Os jogos serão realizados entre os dias 7 e 23 de fevereiro. A área em que acontecerão as Olimpíadas está sob forte vigilância do governo russo, especialmente depois dos atentados em Volgogrado, na mesma região de Sochi, no começo de janeiro. Neste mês, foram estabelecidas restrições a manifestações e o acesso ao local está sendo controlado.

De acordo com o porta-voz do Pentágono, John Kirby o envio das embarcações norte-americanas é uma precaução devido à instabilidade na região. Esta área do território russo estará fechada até o dia 21 de março para a chegada e a partida de embarcações de pequeno porte, barcos pesqueiros e iates. Haverá exceção em caso de serviços de emergência. A cidade de Sochi é localizada na região do Cáucaso, em que há atividade de grupos guerrilheiros extremistas islâmicos.

Nesta sexta-feira (24), o Parlamento russo irá fazer um apelo à comunidade internacional para que seja estabelecida uma "trégua olímpica" durante os jogos de Sochi.

"Armas têm de se silenciar quando o ideal do esporte e da amizade conquistam as mentes e os corações das pessoas ao redor do mundo. A trégua olímpica foi e deve permanecer sendo um momento de rivalidade pacífica, em uma atmosfera de amizade genuína e camaradagem", informa o rascunho do apelo que será apresentado ainda hoje.


Matéria: Agência Brasil
Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.