Governo turco demite chefes de polícia de 16 províncias

Internacional







Governo turco demite chefes de polícia de 16 províncias

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-08/governo-turco-demite-chefes-de-policia-de-16-provincias

Jan 8th 2014, 09:20



Da Agência Brasil*

Brasília - O governo turco demitiu hoje (8) chefes de polícia de 16 províncias. Uma série de desligamentos começou depois de uma investigação contra corrupção que envolve aliados políticos do primeiro-ministro, Recep Erdogan. As demissões têm sido adotadas como forma de conter o escândalo que atingiu o alto escalão do governo, com dez ministros de Estado substituídos.

Entre os chefes da polícia demitidos por meio de decreto do Ministério do Interior estão os de grandes cidades como a capital, Ancara; Izmir e Diyarbakir, no Sudoeste do país; e Antalya, no Sul. O chefe adjunto da Segurança Nacional também foi demitido. Ontem (7), mais de 350 policiais de Ancara perderam seus postos, incluindo chefes de unidades importantes, como a do Crime Organizado.

Com a crise no governo de Erdogan e a divulgação da investigação, o primeiro-ministro denunciou os fatos como uma conspiração estrangeira, deflagrada para desestabilizar seu governo. Em resposta, ele adotou as mudanças nos ministérios e na polícia.

Depois das baixas ministeriais, a população reagiu pedindo a demissão do próprio primeiro-ministro. A polícia teve de usar gás lacrimogêneo para dispersar uma manifestação com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas nas ruas de Istambul.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.