"Um Mestre Brasileiro" estreará em São Paulo no próximo dia 23

#Teatro​


Nos dois últimos finais de semana de maio, o espetáculo musical “Um Mestre Brasileiro - A vida e obra de Mestre Irineu Serra”, do diretor Márcio Araújo, estará em cartaz no teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo.

O espetáculo popular, que usa as técnicas do teatro de rua, conta a vida de um dos tantos heróis anônimos brasileiros, neste caso, o Mestre Raimundo Irineu Serra, um negro maranhense que viveu no Acre e criou uma nova realidade, bem mais digna, aos negros maltratados que morriam na seringa. Foi Irineu Serra quem fundou a doutrina do Santo Daime, hoje com adeptos em todo o mundo. A peça não tem a intenção de ser doutrinária, e sim de mostrar a força deste homem que modificou seu meio e a sua relevância para o Brasil.


O espetáculo conta com um elenco de quase 20 pessoas, entre atores e músicos, alguns com grande experiência no teatro de rua, outros vindos de trabalhos anteriores do diretor, e que somam uma grande diversidade de talentos e sonoridades, tanto vocais quanto instrumentais. Chama a atenção ainda, a riqueza de detalhes nos mais de 50 adereços, 39 chapéus e figurinos, todos feitos artesanalmente, que enchem os olhos dos espectadores e encantam por onde a peça passa.



Elenco

Adriana Salcedo, Daniela Carmona, Beatriz Campus, Cristiano Meirelles, Fernando Antonio, Leandro Borgo, Márcio Maracajá, Nara Prem, Pamela Wendy, Sandra Lessa, e Valéria Pontes.


Músicos
 
Cláudia Vargas (voz), Francisco Leite (violão de aço), Karen Neoral (Voz), Laura Labaki (percussão), Maurício Maas (sanfona e xilofone), Paulo Cunha (violão de nylon), Ricardo Marcondes (percussão), e Ronaldo Aguiar (Sax, flauta e cavaquinho).


Direção

Márcio Araújo: O premiado diretor Márcio Araújo, ganhador do Prêmio Contigo! 2010 de Melhor Musical Nacional pelo espetáculo “Nara”, sobre a vida da cantora Nara Leão, criou este novo espetáculo-biografia, desta vez sobre um líder popular que mudou toda vida de seu povo. Este líder também era compositor e deixou mais de 130 hinos, que Márcio usou como base musical e sonora da peça, numa reinvenção nos arranjos, contextualizados à vida do protagonista. Como é de praxe em seus espetáculos, o envolvimento do diretor vai além da dramaturgia e direção e cria todo o conceito artístico. Neste caso, ele também assina a direção de arte, a maquiagem, os figurinos e cenário.

Cristiano Meirelles: O multi-artista mineiro é formado em artes cênicas pelo Palácio das Artes, MG. Fez a formação de Danças Brasileiras, no Instituto Brincante, coordenado por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Formou-se em acordeon pela antiga ULM SP, atualmente dedica-se a estudar o belting, técnica de canto norte-americana e sapateado. Como ator, cantor, dançarino, diretor musical e compositor esteve presente em diversas montagens em seus 9 anos de carreira. Seus trabalhos excursionaram todas as regiões do Brasil, e cidades da Alemanha, Portugal, Chile, Colômbia, Espanha, Itália e Bélgica.


Teaser




Ficha Técnica

“Um Mestre Brasileiro – A vida e obra de Mestre Irineu Serra”
Gênero: Musical Biográfico
Direção: Márcio Araújo

Direção Musical: Cristiano Meirelles e Xico Leite
Duração: 75 minutos

Classificação: Livre


A peça estará em cartaz entre os dias 23/5 e 01/6 (sextas e sábados ás 21 horas e aos domingos as 19h) no Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770 - Santana). O valor do ingresso é de R$ 10,00 (meia entrada R$ 5,00). O espaço possui capacidade para 198 pessoas.

Mais informações: ligue para (11) 2221-3657.


Matéria: Leonardo Almeida
Fotos: Alberto Lefreve
Edição: Dimithri Vargas
  
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.