Novela Bom Sucesso recebe honra ao mérito em reconhecimento ao estimulo à leitura

A cerimônia do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, organizado pelo Instituto Pró-Livro e que reconhece projetos de fomento à leitura em todo o país, aconteceu no dia 4 de dezembro.


Neste dia 4 de dezembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, foram conhecidos os ganhadores do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, em suas quatro categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e OSCs. Organizado pelo Instituto Pró-Livro o prêmio, através da Plataforma Pró-Livro (http://plataforma.prolivro.org.br/) recebeu as inscrições de mais de 200 projetos de fomento à leitura, de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Essa 4ª edição do prêmio homenageou os autores Rosane Svartman e Paulo Halm e o diretor artístico Luiz Henrique Rios da novela Bom Sucesso, transmitida pela Rede Globo. A condecoração reconhece o incentivo do hábito da leitura, através de personagens apaixonados pelo universo mágico da literatura, visto diariamente nos capítulos da novela.

O folhetim foi indicado pela Comissão de Jurados e pela diretoria do IPL a receber essa menção honrosa concedida como categoria especial do Prêmio IPL - Retratos da Leitura. “A novela Bom Sucesso tem contribuído diariamente com a nossa missão de transformar o Brasil em um país de leitores” destaca o presidente do Instituto Pró-Livro, Ângelo Xavier. “Foi considerado também que, os telespectadores têm sido convidados e apresentados aos clássicos, em cada capítulo da trama.”

A cerimônia de premiação contou com a presença dos autores e o diretor artístico e dos 42 finalistas e candidatos aos prêmios, além de autoridades e personalidades de todo o mercado livreiro. Esse é o primeiro ano do autor Pedro Bandeira, como Patrono do prêmio (2019-2020), no lugar de Mauricio de Sousa (2017-2018).


Sobre o Prêmio

A missão do Prêmio Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro, é encontrar projetos que se destaquem em todo o país quando o assunto é estimular a leitura e a formação de leitores. Em sua quarta edição, o IPL já conseguiu identificar, estimular e premiar inúmeras iniciativas como essas, ao redor do país.

Para a 4ª edição, foram inscritos 216 projetos, de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal. Serão escolhidos projetos em quatro categorias: Empresas da cadeia produtiva do livro; Organizações Sociais; Mídias; Bibliotecas públicas e comunitárias. A novidade desta edição é que puderam se inscrever, também, bibliotecas escolares que desenvolvam projetos de leitura.


Conheça os finalistas, por categoria, em ordem alfabética:

Cadeia Produtiva

· A Cidade da Gente - (Brasil)
· Akangatu -- a Palavra feita Forma - (SP)
· Caixa de Cultura - (SP)
· Clube do Livro - (RJ)
· Projeto Escritores Mirins (SP)
· Ler é Bom, Experimente - (Brasil)
· Rádio Companhia -- (Brasil)
· Sesc Mais Leitura - (RS)
· Tradução Processo de Criação e Mídias Sonoras | PRO.SOM - (BA)
· Transversalidades - (DF)


Organizações Sociais

· Biblioteca Comunitária Pró-Saber - (SP)
· Espaço de Leitura - (SP)
· Festival Nacional Icozeiro - (CE)
· História Viva Ouvir e Contar - (SP)
· Leitura em Todos os Cantos - (SP)
· O Contágio Pela Leitura - (RN)
· Palavras Que Libertam - (RJ)
· Projeto Escolas do Sertão - (SC/PI)
· Rede Beija-Flor - (SP)
· Rede Loucos por Leitura - (MG)


Mídia

• A Cigarra e a Formiga (booktuber) - (Brasil)
• Conversações - Literatura em movimento! - (MG)
• Estante de Letrinhas (Blog do Estadão) - (Brasil)
• Fafá Conta (booktuber) - (Brasil)
• Kids Indoors (blog) - (Brasil)
• Leia Mulheres (site) - (Brasil)
• Livrada! (booktuber) - (Brasil)
• Página Cinco (blog) - (Brasil)
• Rádio Caractere (podcast) - (Brasil)
• Revista Pessoa (revista digital) -- (Brasil)


Bibliotecas - Públicas e Comunitárias

A Biblioteca Pública de Lagoa Santa e a Democratização da Leitura para a Pessoa com Deficiência Visual - (MG) · Biblioteca Comunitária Casa Azul - (RJ)
· Biblioteca Comunitária em Ação - (MG)
Biblioteca Comunitária Santa Rosa - (AC) Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça - (MT) · Clube do Livro - (SP)
Curitiba Lê - (PR) Feira de Troca de Livros da Escola Estadual Prof. Inah de Melo - (SP) · Libris -- Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca - (GO)
Programa Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura! - (MT) · Programa Sombrinha literária - (CE)
· Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola - (RN)


Matéria: Jô Ribes
Foto: Estevam Avellar (Globo)
   
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.