Airbus revela Maveric, sua aeronave de asa fixa

Lançado em 2017, o MAVERIC realizou seu primeiro voo em junho de 2019.


A Airbus revelou no Singapore Air Show, um dos principais eventos aeroespaciais do mundo, seu inovador e tecnológico modelo MAVERIC (Model Aircraft for Validation and Experimentation of Robust Innovative Controls), de “fuselagem com asa fixa”.

Com 2 metros de comprimento e 3,2 metros de largura e uma área de cerca de 2,25m², o MAVERIC possui um disruptivo design de aeronave com potencial para reduzir em até 20% o consumo de combustível em comparação com as atuais aeronaves de corredor único. A configuração de “fuselagem com asa fixa” também abre novas possibilidades para o tipo e a integração de sistemas de propulsão, além de uma cabine versátil para uma experiência de passageiro totalmente nova a bordo.

Lançado em 2017, o MAVERIC realizou seu primeiro voo em junho de 2019. A campanha de testes de voo está em curso desde então e continuará até o final do segundo trimestre de 2020.

“A Airbus está aproveitando tecnologias emergentes para ser pioneira no futuro do voo. Ao testar configurações disruptivas para aeronaves, a Airbus pode avaliar seu potencial como futuros produtos viáveis​​”, afirma Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus. “Embora não exista um cronograma específico para sua entrada em operação, esse demonstrador tecnológico pode ser fundamental para provocar mudanças nas arquiteturas de aeronaves comerciais para um futuro ambientalmente sustentável para o setor de aviação”, reforça.


A Airbus usa seus principais pontos fortes e capacidades de engenharia e fabricação, em estreita colaboração com um ecossistema estendido de inovação, para acelerar os ciclos tradicionais de pesquisa e desenvolvimento. Ao fazer isso, a Airbus consegue validar conceitos em uma escala e velocidade convincentes, impulsionando sua maturidade e aumentando seu valor.

Por meio do programa de pesquisas AirbusUpNext, a Airbus trabalha hoje em vários projetos paralelos de demonstradores, como: E-FAN X (propulsão híbrida-elétrica), fello’fly (voo de “formação” em forma de “v”) e ATTOL (decolagem e aterrissagem de táxis autônomos).


Matéria: Jeffrey
Imagens: Divulgação
 
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