Relembre os incríveis acontecimentos do futebol espanhol que marcaram a primeira semana de março

Gols, estreias, jogadores e momentos históricos que aconteceram na semana de 28 de Fevereiro.
1º de março de 2008: Ronaldinho se despede em grande estilo

No início de março de 2008, no antigo estádio Vicente Calderón, o Atlético de Madrid enfrentava o Barcelona, que por sua vez, lutava para vencer a barreira armada pela equipe da capital. O meio-campista blaugrana, Xavi Hernández, deu um lindo cruzamento na segunda trave, mas a bola foi muito forte na direção de Ronaldinho. Contudo, isso não foi um problema para o brasileiro, que conseguiu acertar uma linda bicicleta no goleiro do Atlético, Christian Abbiati. Foi mais uma mostra do talento fantástico do imprevisível jogador brasileiro, mas também acabou sendo o último de seus 70 gols em 145 jogos da LaLiga. Embora tivesse apenas 28 anos, os problemas com a forma física eram mais frequentes e, no verão seguinte, o bicampeão da LaLiga trocou o Camp Nou pelo AC Milan. O Atlético venceu aquele dia por 4-2, com dois gols do atacante Kun Agüero.

 

2 de março de 2019: Rakitić aumenta a série de vitórias do Barça no Clássico no Bernabéu

Na metade do primeiro tempo do segundo Clássico da temporada 2018/19, o lateral-direito do Barcelona, Sergi Roberto desviou a bola do zagueiro do Real Madrid, Sergio Ramos, e deixou Ivan Rakitić em boa situação contra o goleiro Thibaut Courtois. O croata venceu o belga com um chute no ângulo, marcando um gol que foi o suficiente para garantir a quarta vitória consecutiva do Barça no Bernabéu. Os três pontos também ampliaram a liderança na tabela da LaLiga Santander, que acabaria com o Barça campeão. Atualmente, Rakitić está de volta ao Sevilla, clube onde iniciou a carreira na LaLiga.

 

2 de março de 2019: Wu Lei faz história na China e na LaLiga

Neste dia de 2019, a história foi feita no Estádio RCDE, do Espanyol. O time de Barcelona havia contratado recentemente o atacante chinês Wu Lei, e a ex-estrela do Shanghai SIPG estava ajudando o time na luta contra o rebaixamento. Algumas semanas antes, Wu Lei havia dado sua primeira assistência na LaLiga, e agora seu primeiro gol havia chegado, quando em uma arrancada bem-sucedida e um chute impecável selou a vitória por 3-1 em casa sobre o Real Valladolid. Assim, ele se tornou o primeiro jogador chinês a marcar nas cinco principais ligas europeias em uma década. Wu Lei segue no Espanyol.

 

5 de março de 2011: Um final agridoce para Diego Forlán

5 de março de 2011 foi um dia agridoce para os torcedores do Atlético de Madrid e do Villarreal, no Vicente Calderón. O atacante rojiblanco Diego Forlán fez uma tabelinha com seu companheiro de equipe, José Antonio Reyes e depois finalizou com a confiança que o caracterizava contra o goleiro Diego López para selar a vitória dos donos da casa por 3-1. O uruguaio não comemorou o gol, já que entre os onze jogadores do time visitante estavam por respeito ao seu ex-time, o Villarreal. Foi também o último gol de Forlán em 240 jogos da LaLiga, quando deixou o Atlético no verão seguinte rumo à Itália. Como um legítimo artilheiro que era, o uruguaio foi um dos poucos jogadores a vencer o Prêmio Pichichi por dois clubes diferentes de LaLiga: pelo Villarreal, em 2004-05 e pelo Atlético, em 2008-09.

 

5 de março de 1995: Redondo anuncia sua chegada

Em 5 de março de 1995, os torcedores do Real Madrid se animaram com um novo meio-campista: Fernando Redondo. O argentino havia sido contratado no verão anterior do Tenerife, e aos 26 anos estava se consolidando entre os titulares de Los Blancos. Seu primeiro gol na LaLiga com o novo time veio quando marcou o terceiro do time na vitória por 4-0, após uma bela assistência de Michael Laudrup. Contudo, a responsabilidade de Redondo não era de fazer gols. O trabalho do meia era comandar o setor, e ele o fez com grande equilíbrio e autoridade, ganhando dois títulos da LaLiga em seis temporadas no Santiago Bernabéu, antes que lesões o obrigassem a partir para a Itália no verão de 2000.


Matéria: La Liga
Imagem: Divulgação
   
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.