Mudança de fórmula: nova Maionese Oderich Caseira já não é uma legítima maionese

O produto ganhou nova embalagem e nova fórmula com redução da quantidade de derivados do ovo, e aumento da quantidade de sódio.


Infelizmente, assim como a Hellmann's Burger House que foi rebaixada e se tornou a Hellmann's Supreme, perdendo características que a qualificavam como uma legítima maionese, agora foi a vez da Oderich alterar a fórmula da sua Maionese Caseira Oderich Série Premium, e infelizmente também houve perda de características que a qualificavam como uma maionese de qualidade.

Com a mudança de fórmula, óleo de soja, água, açúcar, vinagre e sal passam a ser os primeiros cinco principais ingredientes, e somente após o sal, que aparece um derivado do ovo, que é a gema de ovo. Houve significativa redução na quantidade de gorduras, e na quantidade de ovos, e acréscimo de carboidratos para gerar a falsa sensação de qualidade, por ter mais calorias, uma vez que se sabe que uma maionese legítima deve possuir ao menos 60% de lipídios (gorduras) e a medida ideal ser acima de 65%. Hoje, com apenas 55% de gorduras e redução na quantidade de ovos, infelizmente o produto deixou de ser classificado como uma legítima maionese.


A perda de qualidade reflete no sabor, na textura, e na perda de qualidade nutricional, onde com a redução na quantidade de ovos e.gorduras vegetais, reduz a quantidade de Omega 6 e Omega 3, que são nutrientes essenciais, bem como demanda o acréscimo de sal para compensar a perda de sabor, o que gera aumento significativo na quantidade de sódio.

A Oderich não comunicou em sua nova embalagem, a mudança de fórmula do produto, em claro descumprimento com o previsto pela legislação brasileira.    

Infelizmente o mercado brasileiro perde mais uma boa opção de maionese. Agora apenas Maionese Estrela, maionese Hemmer Premium e Maionese Heinz seguem como opções de real qualidade no Brasil.



Matéria: Dimithri Vargas




As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.