É mentira que o Burger King da Argentina fechará. Entenda o que aconteceu
Master franqueado Alsea colocou sua operação a venda, mas rede permanecerá aberta na Argentina e terá um novo operador
Uma grande fake news se espalhou pela internet no último sábado (4), afirmando que as operações do Burger King na Argentina seriam encerradas, o que não é fato. A origem da publicação equivocada foi do Jornal La Nación, que posteriormente apagou a publicação, mas a mesma já havia viralizado em todo mundo e sido replicada sem a devida checagem por grandes conglomerados de mídia, como o Grupo Globo no Brasil, assim como sites menores.
Segundo informações do Grupo Alsea, master franqueado do Burger King na Argentina, Chile e México, a informação divulgada é falsa, e nenhuma das 116 unidades da marca será fechada neste momento. O master franqueado não quis comentar nada além disto em sua nota oficial.
O verdadeiro fato é que o grupo mexicano está desinvestindo na marca Burger King em todo mundo, e por isto está vendendo as operações que detém para outros master franqueados ou interessados em se tornar novos master franqueados da marca. O processo de desinvestimento começou com a venda das operações que detinha na Espanha com 54 lojas ao Grupo Inglês Cinven, e seguirá com a venda das operações da Argentina, Chile e México. O Alsea seguirá dedicado exclusivamente a marca Starbucks, ao qual também é master franqueado em diversos países do mundo.
Devido ao processo de desinvestimento na marca de fastfood americana, segundo fontes, o Grupo Alsea procurou assessoria do Banco BBVA na Argentina para dar continuidade ao plano, e para tal o mesmo comunicou a agentes do mercado sobre o fato, sem qualquer nota oficial ao público, o que gerou a notícia falsa sobre o encerramento das operações.
Segundo fontes internas do Banco BBVA, as negociações estão iniciadas para uma aquisição das operações por outro master franqueado da região, alavancado por meio de fundos de investimento. Pelo perfil apontado, ao que tudo indica o Zamp, master franqueado no Brasil é o forte candidato, rumor ainda não confirmado pelo operador brasileiro.
O desenrolar da situação dar-se-a nos próximos dias, momento em que o Grupo Alsea irá se manifestar publicamente sobre o andamento das negociações. Por hora, sabemos que o Burger King, presente na Argentina desde 1989 continuará funcionado normalmente, e em breve terá um novo proprietário, que deverá voltar a expandir a rede, que perdeu espaço para o concorrente local Mostaza, em forte expansão, ameaçando inclusive a liderança histórica do McDonald's na Argentina.
Matéria: Dimithri Vargas