Brasileiros superam média global em preocupação com avanço da inteligência artificial

Levantamento do Pew Research Center aponta que 52% da população brasileira tem mais receio do que entusiasmo com a tecnologia.

Imagem da notícia
Imagem: Reprodução - SpaceMoney

Um levantamento realizado pelo Pew Research Center, divulgado nesta segunda-feira (21), revela que 52% dos brasileiros demonstram maior preocupação do que entusiasmo em relação ao avanço da inteligência artificial (IA). O índice nacional supera a mediana global de 37% observada entre as 37 nações e territórios que participaram do estudo, que ouviu 42.151 pessoas entre fevereiro e maio de 2026.

No que diz respeito ao mercado de trabalho, 42% dos brasileiros projetam uma redução na oferta de vagas nos próximos 20 anos devido à IA, enquanto apenas 13% esperam um aumento. O receio é particularmente acentuado entre os jovens: na faixa de 18 a 34 anos, a parcela de preocupados saltou de 32% em 2025 para 44% em 2026. Em 34 dos 37 países avaliados, a expectativa de que a tecnologia eliminará postos de trabalho supera a projeção de criação de novas oportunidades.

Apesar da apreensão, o nível de familiaridade com o tema ainda é heterogêneo no Brasil. Segundo os dados, 27% dos entrevistados afirmam não ter contato com informações sobre IA, enquanto 31% declaram estar bem informados, um aumento em relação aos 22% registrados no ano anterior. Sobre o impacto na desigualdade social, 24% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial ampliará o abismo social, enquanto 35% não preveem mudanças significativas.

Marcadores: Tecnologia, Inteligência Artificial, Pew Research Center, Mercado de Trabalho, Pesquisa

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/09/brasileiros-superam-media-global-em.html

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.